Oi gente!

Segundo post da série dos “Primeiros Passos no Youtube”. A ideia é compartilhar o que tenho aprendido no meu próprio canal. No primeiro post falei sobre: Começar, Editar, Assistir, Divulgar e Aparecer! Então se prepare que hoje tem mais dicas!

  • Capa

No curso online do Youtube que fiz, eles frisam muito a questão da capa… Sorte minha que eu já tinha começado com isso desde sempre. A capa ajuda a deixar o seu vídeo “amigável”, pois é onde você vai conseguir passar informações visuais do conteúdo que você gerou. Eu uso o canva.com, pois lá tem capas pré-prontas (gratuitas e pagas) e claro, você adiciona um toque seu.

Depois que a capa está pronta, na hora que enviar o vídeo ou depois, é só entrar na parte da edição do vídeo (no mesmo lugar que você coloca a descrição do conteúdo) e onde tem as sugestões de imagem para você deixar como capa tem “enviar uma capa personalizada”.

  • Campanhas Pagas (Google Adwords para Youtube)

Para quase todo conteúdo é necessário um investimento, principalmente, quando não são temas virais, como é o meu caso. Tenho aprendido a usar o Adwords do Google e tem sido tem interessante. Com o mesmo e-mail que você usa no youtube, você consegue acessar a plataforma de campanha (adwords.google.com) e lá você gera uma nova campanha e escolhe a opção “Vídeo”.

PS1: Na internet, sempre que você faz uma campanha paga (Facebook, Adwords, Twitter), você consegue uma maior interação nos posts orgânicos!

PS2: é preciso ter um cartão de crédito vinculado para fazer campanhas.

Nome da Campanha: eu coloco sempre uma palavra chave do vídeo que vou anunciar;

Orçamento: é quanto você quer investir por dia (eu coloco entre 0,30-0,50), bem baixo mesmo, só para não deixar de ter uma campanha ativa, nos vídeos que eu tenho certeza do potencial;

Locais: sempre coloco só Brasil (como eu falo rápido, tenho medo que os que falam português de Portugal não entendam e acabem dando um deslike no vídeo);

Salvar e Continuar 

Seu vídeo no youtube: a URL exata do vídeo que quer anunciar – depois de colocado o link vão aparecer duas opções:

Anúncio in-stream: aqueles vídeos que aparecem antes de você assistir o conteúdo no Youtube e que você pode pular depois de 05 segundos – Se os seus primeiros segundos forem incríveis, podem investir aqui que a conversão é boa, porém a média de tempo que a pessoa passa assistindo o vídeo é muito baixa (e para o Youtube não é importante a quantidade de views que você tem, mas a quantidade de minutos que os usuários passaram assistindo seus vídeos);

Anúncio in-display: esse anúncio aparece no lado direito, junto aos vídeos sugeridos. É o que mais uso e sempre funciona bem. Aqui, você vai precisar criar uma chamada para o vídeo.

Lances: eu já consegui view por 0,02 centavos, mas tenho experimentado colocar 0,03… No começo eu sempre colocava 0,05 mas vi que estava perdendo com isso. Isso é preciso testar e a ferramenta vai dizendo no lado direito qual o lance médio;

Segmentação: eu não mexo, pois não existem restrições quanto ao meu material;

Para finalizar, clica em “Grupos de Anúncios Salvos” e espera até que esse anúncio seja aprovado!

Como esse post ficou enorme, vou fazer outro na próxima semana falando em conseguir inscritos, compartilhamentos e mais coisas que eu aprender nesses dias!

Boa sorte!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo