Oi gente!

Acho que esse tema é um dos que mais aprendi a trabalhar desde que comecei o StartupsStars anos atrás. Viver de um projeto (no meu caso, viver de blog) é bem difícil, até que você consiga realmente monetiza-lo de alguma forma e que ele possa suprir não só sua vida financeira, como sua vida de metas. Eu nunca consegui sair 100% do mundo corporativo para tocar apenas os blogs… Mas vou explicar um pouco como consigo conciliar tudo!

Primeiro de tudo que precisamos fazer é entender as rotinas. Quantas horas por dia você precisa se dedicar a cada coisa. Por exemplo: no Brasil as pessoas trabalham no mínimo 8 horas por dia + o tempo de deslocamento… Isso dá um pouco mais de 10 horas por dia, restam 14 horas para todo o resto! Parece muito pouco, mas quando estamos focados e realmente queremos que nosso projeto não morra, vamos ter que sacrificar a hora de dormir ou fazer uma coisa enquanto fazemos outra… Por exemplo, comer e fazer um call ou uma reunião. Não ache um absurdo, isso é a coisa mais normal do mundo.

Outra parte legal é você desenvolver uma planilha com tudo que você precisa resolver ou atualizar diariamente… Isso ainda faz parte da rotina, mas seria uma “to do list”com atividades que não podem ser deixadas para depois. No meu exemplo aqui, o blog já tem a rotina certinha de posts que preciso fazer diariamente, assim como, decidi o dia que tenho que postar os vídeos, com isso eu fico pensando nisso até resolver… Ainda mais quando é dia de fazer alguma gravação, pois sou eu aquela que edita também.

Tudo isso deve ser feito de forma muito cuidadosa, uma vez que nossa renda vem quase 90% da empresa que trabalhamos e lá, também temos uma grande oportunidade de crescimento e se for uma startup, você poderá ganhar stock options de acordo com o resultado de trabalho que está desenvolvendo. Tente deixar um pouco em casa a animação do seu projeto e levar para o escritório a empolgação de ser intraempreendedor… Mesmo que o motivo seja financeiro, pense que sem ele, não seria possível desenvolver o seu projeto. Uma coisa financia a outra… A felicidade do seu projeto ajuda na vida e o salário regular ajuda a manter todo o resto.

Eu conseguiria viver do blog, mas existem alguns desafios que são difíceis… não faço campanhas para todo mundo, por exemplo… Precisa ter muito a ver com meu público… com isso, vou diminuindo as possibilidades de monetizar dessa forma… O outro ponto é que eu adoro liderar times… E o blog é um trabalho bem solitário, que não toma mais de 4 horas por dia (blog + as redes sociais).

O momento certo de sair da empresa é quando você tem certeza que acerto o passo do seu projeto e que sabe a maneira que irá monetizar o negócio. Mas eu indico que faça um pé de meia, pois quando estamos no campo, na hora do jogo, é que percebemos que ainda precisamos ajustar mais coisas.

Então é isso gente! Espero que vocês tenham muito sucesso e felicidade na escolha profissional de cada um!

Eu digo que hoje, estou 90% realizada! Agora só falta Jessica Rainbow aparecer nas bancas para eu ficar 95%!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Negócios

Youtube de Negócios