Oi gente!

Essa semana, tive a honra que acompanhar meu cliente Mobocity no evento Tela Viva Móvel, onde o empreendedor e CEO  Zhen Zhang, participou do painel “A China Descobre o Brasil”. Além dele, outros 3 executivos de empresas chinesas fizeram parte do bate papo, porém, ele o único chinês, teve seu devido destaque… Pois conseguiu direcionar bem sua palestra e participação em português.

Estavam presentes no painel: Flávio Tâmera da Cheeta Movile, Alan Constâncio da Huwaei, Zhen Zhang da Mobocity, Ludimila Veloso da Meitu.

Agora, vou falar um pouco o que foi debatido e as oportunidades que temos nesse cenário.

De longe, uma das grandes vantagens da China é o potencial financeiro e o custo baixo de produção. Não é a toa que a economia deles cresceu tanto em tão pouco tempo. Cada empresa, enxerga uma grande oportunidade no nosso país, mesmo em meio a tanta crise, pois todos sabem que vamos nos recuperar (politicamente e economicamente) e nessa hora, eles já terão investido mais e uma maior possibilidade de retorno é garantida.

A Cheeta e a Huwei já estão no Brasil há algum tempo e se mostraram satisfeitos com os resultados, a partir dos valores investidos no nosso país. A prova disso é que, os estudiosos esperam um crescimento de 7% de venda de aparelhos multifuncionais… Mas a tendência por aqui é muito maior, pois ainda, 50% dos nossos celulares são “future fone” aqueles aparelhos que não tem internet. Qualquer produtor de celulares e aplicativos, sabe que é o momento certo de explorar nosso mercado. Não diferente dos novos que estão chegando, as startups Mobocity e a Meitu. Ambos são empresas de aplicativos, o primeiro, com um Chinês liderando, mas executando toda estratégia de crescimento daqui

Zhen Zhang

Zhen Zhang

para a China e a Meitu, que já chega como milhões em investimentos, para executar seu plano de escala global.

Eu quero sou Mobocity, fiquei muito orgulhosa de ver o Zhen tratando com tanta naturalidade todos os problemas que um chinês passa aqui no Brasil. Ele comentou que as pessoas sempre acham que ele é um desenvolvedor e que faz aplicativos de forma mais barata… O que realmente, não tem nada a ver. Nosso time de dev fica lá na China e investimos alto para ter quase 15 pessoas atendendo nossas demandas aqui no Brasil… Ele sempre tenta levar tudo da melhor forma e acaba convencendo que se ele fosse desenvolver, sairia mais caro. Nos somos uma empresa que sim desenvolve aplicativos, mas próprios. Já lançamos o Mobobox e o Mobonus.

Um outro pronto levantado, que é diferente entre esses dois países, é a forma das pessoas fazerem negócios. Aqui no Brasil, somos rotulados um pouco mais “desconfiados”… Calma, o que eles levantaram foi a questão “olho no olho”, que precisamos de um tempo para confiar para assim, começar a fazer negócios (muitas vezes, fazemos reuniões presenciais para isso)… Sendo que na China, as coisas acontecem naturalmente por e-mail ou ligações bem focadas (eu acho que eu não conseguiria, sou ainda à moda antiga).

Fiquei muito feliz em ter participado! Obrigada ao pessoal do Tela Móvel por ter me credenciado como imprensa… Espero poder colaborar sempre com vocês!

Um beijo

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores