Oi gente!

Faz um tempinho que não faço entrevistas escritas aqui no blog, mas como não dá para gravar em Vitória, resolvi fazer a distância mesmo, esse super bate papo com o Leonardo Cunha, fundador e CEO da Puzzle.lab! A empresa é focada em tirar do papel, todas as ideias legais que os empreendedores que não sabem desenvolver, acabam tendo e deixando de lado.

Talita: Conta um pouco em como iniciaram a Puzzle.lab.

Leo: A Puzzle.lab surgiu a partir da parceria minha e do meu sócio. Eu sempre trabalhei como consultor empresarial, especializado em estratégia de negócio, dando consultoria em organizações “tradicionais”, mas sempre estive em contato com o mundo das startups.

No início da minha jornada empreendedora tive diversas ideias, mesmo sabendo muito sobre gestão e estratégia de negócio, não tinha conhecimento de programação ou designer. Logo depois conheci o Pedro, que seria desde então meu amigo e sócio.

O problema que passei no início de achar programadores e designers me fez ter o insight para criar a Puzzle.lab, que seria uma lançadora de startups. Que faria as estratégias e validações básicas, MVP e branding de startups que estão ainda “no papel”.

Talita: Eu vejo que existe uma grande dificuldade de pessoas que possuem apenas a ideia e não conhecem desenvolvedores… Além disso, muitas pessoas não querem investir para começar a realizar suas ideias, qual sua opinião sobre isso?

Leo: Em relação as pessoas não conhecerem programadores, realmente acontece isso. Hoje em nosso país, carecemos de universidades com sistema de ensino que fomente o empreendedorismo, devido a isso, uma parcela muito pequena de estudantes/formandos se arriscam. Isso acarreta em uma carência de profissionais (Engenheiros, programadores, etc.) para serem sócio em startups.
Em relação ao medo de investir em sua ideia logo no início, realmente é um problema corriqueiro. Eu sempre falo que se o empreendedor não tem coragem de investir dinheiro em sua própria ideia, ele não conseguirá convencer ninguém a investir.

Talita: Antes de tudo, você é um empreendedor, qual foi seu primeiro passo para a ideia sair do papel?

puzzle.lab

puzzle.lab

Leo: Começamos bem enxuto, antes de criar a empresa e lança-la, montamos um projeto básico e tentamos vender para alguém. Na primeira semana conseguimos. Depois disso, montamos um planejamento estratégico e lançamos a Puzzle.lab.

Talita: Como você acha que a Puzzle.Lab pode impactar nossos empreendedores?

Leo: O nosso impacto é gerado pelo o propósito que temos em deixar um legado nas startups dos nossos clientes. O legado consiste em uma experiência tão impactante que sempre que você conta a sua história é impossível não citar tal experiência.

Talita: Como funciona o processo de criação de novas empresas quando algum empreendedor contrata vocês. Vale todo tipo de projeto?

Leo: Na Puzzle.lab acreditamos que a única pessoa que tem o poder de dizer se uma ideia é viável ou não é o possível consumidor da startup. Porém, recebemos muitas demandas de pessoas que possuem ideia semelhante a algo que exista no mercado. Quando isso acontece, informamos que já existe uma solução parecida, orientamos ao empreendedor a estudar os concorrentes atuais e pensar em algum diferencial relevante para sua startup e depois disso iniciarmos o processo.

Mesmo sem fechar negócio, ajudamos o empreendedor a pensar em vários aspectos importantes do seu modelo de negócio.

Talita: Para finalizar, uma dica para a turma que ainda está trabalhando para os outros e deseja empreender.

Leo: Lance rápido. Aprenda rápido. O mercado digital é bastante veloz, o empreendedor que tem uma ideia jamais deve demorar para lança-la. Questões de dias alguém pode lançar um produto semelhante primeiro que você.

Muito bom Leo! Eu também acredito que os empreendedores precisam ser os primeiros a investir no negócio! Eu invisto há mais de três anos e não quero investimento de ninguém, além dos clientes que compram meus serviços!

Boa sorte para você! Obrigada por participar!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores