Sim, o Brasil está em crise, mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ele não acabou e não vai acabar. Esta é de fato uma crise do sistema, muito maior do que uma crise econômica e política.

Nosso país está sendo passado a limpo. Isso é maravilhoso para o meu filho e demais filhos desta nação.

Ainda assim, existem diversos pessimistas que dizem: “Este país não tem jeito”. Na minha opinião, ele não só tem jeito como, de fato, está vivendo uma grande evolução.

Agora, a pergunta é, o que você decidiu fazer na crise? Conheço muitas pessoas que decidiram entrar nela, usaram a crise como desculpa para si mesmos e disseram: não tem o que fazer.

Em contrapartida, conheço outros que decidiram ficar de fora da crise e aproveitar este momento onde muitos deverão se esconder, para tomar o volante e enxergar as novas oportunidades.

Quando falo em perceber e agarrar oportunidades não é no sentido de oportunismo de curto prazo, mas sim com o objetivo de alavancar o crescimento do plano de longo prazo.

Vou explicar com 1 exemplo:

Sou sócio de uma rede de alimentação saudável, chamada Salad Creations. Tínhamos o projeto de mudar a marca porque acreditávamos que este nome nos limitava a uma rede de saladas, o que deixamos de ser há alguns anos, quando aumentamos nosso portfólio de produtos e passamos a oferecer outras ótimas opções de alimentos saudáveis e deliciosos. Com isso, precisávamos de um nome que pudesse nos posicionar como uma rede saudável, o que é muito mais amplo do que uma rede de saladas. O ano de 2015 iniciou de uma forma bastante negativa e todos comentavam sobre as dificuldade que deveríamos enfrentar. Imaginamos que o mercado ficaria retraído e entendemos, então, que este seria o momento para fazer a troca da marca. Iniciamos o projeto de construção da nova marca pensando nas nossas crenças e na nossa missão de transformar hábitos e fazer o bem. Nasceu então a BOALI. Hoje, dia 17/03/2016, já estamos com 3 restaurantes operando como BOALI, e até o final do ano serão 38 restaurantes em 12 estados do Brasil.

O importante na crise, é que possamos manter a nossa visão e adaptar nossas ações com as necessidades que a crise nos impõe. O fato é que, uma visão clara, um propósito grande para esta visão e coragem para agir, são os ingredientes que farão você e sua empresa mais fortes neste momento.

Este é um exemplo real, de como podemos aproveitar a crise para alavancar nosso plano de longo prazo.

A minha ideia em compartilhar com vocês este texto é trazer a reflexão de que você pode e deve ficar fora da crise e aproveitar para fortalecer e acelerar a evolução da sua visão e dos seus objetivos.

RB

#HandsOn

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

HandsOnTv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/