Oi gente!

Desde que saí da última empresa, basicamente, meu escritório tem sido minha casa e os lugares que eu acabo passando. Agora mesmo, estou em João Pessoa, na casa da família… com todos os atrativos possíveis para eu perder o foco (praia, amigos, diversão). Então, vou contar hoje como eu faço para que os meus negócios não saiam do rumo, mesmo não tendo horário fixo ou um escritório para trabalhar.

  • Meta

A primeira coisa que nós que trabalhamos “de casa” precisamos ter são metas diversas: diárias, semanais e mensais. Como somos nossos próprios chefes, sabemos nosso mínimo de tudo para que as coisas continuem funcionando. No meu caso, eu sei do meu faturamento mínimo da minha empresa (meta mensal) e a quantidade de novos seguidores (meta diária). Se estou muito longe, trabalho o dobro para conseguir ultrapassar o que tenho como necessário;

  • Agenda X Prioridades

O segundo ponto, acho que é o que me ajuda mais. Acabo colocando tudo no calendário do Google. Como presto consultorias para uma empresa em São Paulo, a Mobobox, peço para me incluírem em todas as reuniões importantes e já fico no Skype a postos, para participar. Mesmo que seja um dia lindo de sol, a prioridade é meu cliente. Você consegue compreender a sua prioridade? Eu consigo focar na minha;

  • Rotina

A minha rotina já está bem escalada, principalmente, com relação aos blogs. Como sei quais posts entram todos os dias, eu acordo e já vou adiantar algumas publicações nas redes sociais e posts dos blogs. Deixando isso pronto, eu já fico mais livre. Então a dica aqui é: faça logo o que tem que ser feito, no primeiro momento do dia… Isso te deixará mais flexível, principalmente quando está viajando;

  • E-mails

Esse ponto aqui é o que eu leio de 5 em 5 minutos. Quando você lê o e-mail por alto, você já sabe se ele é importante ou não. Existem pessoas que preferem não ler e deixar para depois, não faça isso. Hoje em dia, responder e-mails importantes muitos dias depois, é feio, chato, deselegante… Mostra que seu tempo seria “mais importante” que o do outro. Se for um e-mail de negócios ainda, você pode perdê-lo. Se você só vai ter a resposta concreta x dias depois responda:  “oi fulaninha, obrigada pelo e-mail… Estou esperando algumas confirmações aqui e retorno em no máximo x dias”… Mas retorne mesmo;

  • Pesquisa X Novos Negócios

Bom, mesmo tendo todos os ítens acima em dia… não podemos deixar de buscar novas oportunidades. Quem é empreendedor, precisa buscar mais e mais leads, clientes, projetos etc. Pois mesmo que você já tenha enviado muitas propostas comerciais, nem todas vão dar certo e para não ficar na mão de poucos, é preciso mais. Então eu sempre que declino uma proposta ou vejo que ela está demorando de mais, corro no Linkedin ou netowking pessoal nomes, para iniciar novas propostas, de acordo com a pessoa que irei falar. Como tenho muitos projetos, tento entender melhor o momento da empresa que vou abordar, para falar sobre o tópico certo. Não tem problema se meu julgamento não está certo quanto ao projeto direcionado, o importante é o primeiro contato e chamar a atenção daquele que pode ser tornar seu cliente.

Quando consigo algum novo lead, já volto para o item da agenda e marco um call pelo Skype, não podemos parar! ;)

  • Viagens

Bom, acho que o momento mais delicado é quando você viaja. Como eu sabia que ficaria mais de 10 dias em João Pessoa, tomei algumas medidas: deixei vídeos gravados e prontos a serem publicados no meu canal no Youtube, organizei agendas aqui para deixar meu dia a dia mais produtivo (entrevista na TV, visita à uma empresa de tecnologia) e claro, já deixei a agenda de São Paulo lotada, para quando eu voltar, ser a continuidade do trabalho que faço por lá. É fácil? não. É para todo mundo? não. É fácil para mim? médio. Além disso, sempre levo meu notebook para todos os lugares e sempre que estou com mais pessoas, discretamente, posso responder e-mails, compartilhar coisas nas redes sociais e não deixo a peteca cair.

As prioridades em todos esses tópicos, vocês decidem, mas não deixem de cumprir tudo isso, dentro de cada semana. Nossa vida de empreendedor é bem delicada e depende exatamente do tanto de foco que colocamos em cada ação… Isso nos permitirá no meio do dia, tomar um banho de mar quem sabe, ou ver um filme… Seja o melhor e mais exigente chefe que você pode ter!

Não se importem nem dêem ouvido aos amigos e família quando dizem: já que você não tem “emprego” você pode fazer isso para mim, “já que você não está fazendo nada”, pode resolver aquilo lá, “saí desse computador e vai trabalhar”… Se eu estou ouvindo essas coisas esses dias? Imagina rs!

PS – Agora mesmo, o sol em João Pessoa está convidativo para um passeio na praia, porém, tenho as prioridades do blog e um call com a Mobobox… O que acham que eu escolhi?

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo