Antes do meu embarque rumo ao Vale do Silício (com o time da HandsOn e com os fundadores das startups vencedoras do HandsOn Startup Tour Europe) para uma semana de imersão na mentalidade única daquele lugar, o Renato — um dos nossos colaboradores — disse a seguinte frase: esta viagem se confunde entre sonho e realidade.

Eu sentia a mesma coisa, mas o fato dessa viagem ter se tornado realidade me trouxe uma reflexão importante sobre a diferença entre sonhadores e realizadores. Aproveitando essa minha inspiração e para comemorar o mês de aniversário do Startups Stars entregando valor aos que nos acompanham, eu gostaria de compartilhar esse raciocínio que considero fundamental ao empreendedor:

Quais características diferem os sonhadores dos realizadores?

Sem preguiça

Esta é uma característica que não está presente nos realizadores. O trabalho é o seu maior aliado no combate à preguiça, mas junto com ele, estão outras características como: senso de propósito e paixão por realizar.

Aprender fazendo

A capacidade de realizar está diretamente ligada à capacidade de aprender fazendo. Conheço muitos teóricos com uma capacidade incrível de sumarizar a história de terceiros, mas enquanto eles observam para aprender, aqueles que de fato realizam, fazem e aprendem.

Estratégia com os próprios recursos

No momento em que iniciam um novo projeto, os realizadores somam os recursos existentes (tempo, dinheiro, relacionamento, habilidades, pessoas…) e com isso iniciam o processo de execução, para que outros recursos necessários para chegar ao objetivo sejam conquistados durante a jornada.

Tomar riscos

Os realizadores sabem que “quem não arrisca não petisca”. O dito popular é uma das grandes verdades. É claro que só arriscar não fará de você um realizador, mas certamente trará possibilidades que muitos dos sonhadores não poderão experimentar.

12697273_958761037512306_3457659331581661334_o

Founders das startups vencedoras + equipe HandsOn.TV durante a semana extraordinária no Vale do Silício.

Analise o suficiente para continuar

Aquilo que não é mensurado, não traz resultado. Sim, é uma verdade, mas cuidado com o volume de informações que irá analisar e também com o tempo que isso deverá levar. Lembre-se de que não é o maior que vence o menor, mas sim, o mais rápido que vence o mais lento.

Sonhe global, mas execute local

É comum ver, nos sonhadores, ideias mirabolantes, daquelas que realmente seriam incríveis se fossem executadas. Já os realizadores, esses executam ideias e projetos que trazem resultados no curto prazo, resultados que possibilitam aumentar o tamanho do sonho. Mark Zuckerberg não sonhou em conectar o mundo antes de criar uma rede social entre os alunos de Harvard.

Cuidado com as frases

Você é do tamanho do seu sonho” — Não, você é do tamanho das suas realizações.

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho” — Cuidado com o significado desta frase; ela poderá transformar você em um sonhador.

Faça grande ou volte para casa” — Geralmente é em casa que os realizadores iniciam suas conquistas.

Espero que este texto possa contribuir para que você seja um realizador. Ah, mas nada te impede de continuar sonhando 😉

Interessante como as realizações se misturam com os sonhos…

RB

#HandsOn


 

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.