Oi, pessoal!

A entrevista de hoje é com o CEO da Quero Frete, Tiago Chilanti, de Porto Alegre. Ele vai contar um pouco mais sobre como começou a startup que se propõe a conectar pessoas, empresas e caminhoneiros autônomos, e quais são os próximos passos da empresa no mercado.

O que é a Quero Frete e o como surgiu a ideia?

O Quero Frete é um sistema que conecta pessoas e empresas a caminhoneiros autônomos. O contratante pode cadastrar suas cargas e encontra caminhoneiros disponíveis para fazerem seus fretes. Do outro lado o caminhoneiro recebe ofertas de frete em seu celular e pode pesquisar e fechar negócio com o contratante diretamente no aplicativo.

Depois de fechar o frete, o contratante conta com várias ferramentas para gerenciar os caminhoneiros autônomos, como rastreamento da entrega, troca de mensagens, comprovante da entrega online, avaliação do motorista e pagamento do frete.

Caminhoneiros autônomos aumentam seu faturamento, ficam menos tempo parados e não rodam com o caminhão vazio. Já o contratante tem maior comodidade, controle e produtividade na contratação de fretes.

Um vídeo explicativo do produto pode ser visto em: https://youtu.be/dCZkGdhd66Y

A Quero Frete já recebeu algum prêmio ou investimento?

Recebemos aporte e mentoria do programa Startup Brasil e da aceleradora Wow e fomos indicados ao prêmio Qualcomm QPrize 2015 e ao ADVB Top de Marketing 2015.

1962753_938566292833965_1271025428392364521_nQual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Ir pra rua e testar a idéia com os caminhoneiros e empresas. Fizemos entrevistas, criamos uma landing page e desenvolvemos uma versão concierge do sistema usando o Whatsapp. Colocamos a idéia a prova do mercado. Depois de validadas as principais hipóteses, buscamos investimentos para desenvolver o MVP e entrar de vez no mercado.

Qual o momento da startup agora?

Temos uma base bastante grande de motoristas utilizando o aplicativo e de empresas cadastrando frete. No momento estamos validando várias opções de monetização do sistema para decidir em qual vamos focar. Estamos também em processo de obtenção de investimento para alavancar o marketing e vendas.

Como enxerga sua startup em 2 anos?

Em 2 anos imagino a Quero Frete como o maior aplicativo de contratação de caminhoneiros autônomos do Brasil, com uma base de caminhoneiros na casa das centenas de milhares e gerando faturamento baseado em transações no sistema.

Qual é o seu modelo de negócio?

Estamos validando várias alternativas de monetização. As principais são comissão sobre o valor do frete feito e pago pelo sistema e anúncios aos caminhoneiros no aplicativo.

Apresente sua equipe!

Tiago Andreoli Chilanti, CEO e Diretor de Produto, formado em Ciência da Computação, Certified Scrum Master e Product Owner; 10 anos de experiências com desenvolvimento de software; Ex-CEO e Co-Fundador da MECOM DO BRASIL – Software para Logística.

Rodrigo Heldt Silveira  (26), COO e Diretor de Marketing, formado em Administração e Mestre em Marketing, consultor em planejamento estratégico e de marketing; 8 anos de experiência no mercado de transportes.

Marco Antônio Bender (31), CTO, formado em Ciência da Computação (Certificado Microsoft Cloud Computing); 10 anos de experiência com desenvolvimento de software; Ex-CTO da empresa alemã MECOMO e co-fundador da MECOMO DO BRASIL.

Site: https://www.querofrete.com.br/

Fanpage: https://www.facebook.com/querofretes

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/quero-frete

Quero participar do Startup da Vez!

Um abraço!

Equipe NR-7

NR-7 Comunicação Assessoria para Startups

Fan Page do Startups Stars