Boa Tarde, galera!

Fechamos nossa rodada de entrevistas de 2015 conversando com Leandro Melo de Sales, CEO da Quanto Gastei, app para controle financeiro. A startup vem de Maceió, Alagoas, e é acelerada na gaúcha Ventiur, via Start-Up Brasil.

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?   

Já pensou em controlar suas finanças e economizar sem precisar alterar o seu orçamento e ainda investir o dinheiro poupado?  Essa é a nossa proposta!

O Quanto Gastei é um aplicativo para controle financeiro, que permite que o usuário possa além de controlar suas finanças, ganhar dinheiro, através de investimentos automáticos de centavos.

O app promove de maneira automática a integração com as contas bancárias e cartões de crédito, além de organizar em categorias todas as receitas e despesas, de maneira simples e didática, isso permite ao usuário enxergar a melhor maneira de gerir suas finanças e tomar decisões para reduzir custos. Além disso, trabalhamos com o conceito de micro investimento, no qual os centavos que sobram em cada compra efetuada são arredondados para o próximo inteiro, e esses valores são investidos.

A ideia surgiu a partir da motivação de fazer com que as pessoas ganhem dinheiro por meio do processo de controle financeiro.

2 – Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

O primeiro passo foi reunir um time, escolhi pessoas que pudessem se encantar com a proposta, além de qualidade
técnica. Começamos a desenvolver nosso app, com recursos próprios, e submetemos nosso projeto ao Programa Startup Brasil, com o aporte financeiro, pude efetivar o time, contar com a Aceleradora Ventiur, nos permitiu amadurecer nosso modelo de negócio e nossas estratégias.

3 – Por que escolheu o mercado no qual está inserido?

Com a crise financeira brasileira, as despesas tendem a superar as receitas. Cerca de 81% da população brasileira não realiza controle financeiro ou sequer sabe quanto ganha. Isto ocorre por falta de tempo ou motivação para realizar essa tarefa, pois é difícil mensurar os ganhos de maneira imediata, é um processo de mudança de cultura. Essa população termina entrando em dívidas, um problema que atinge 1/3 da população economicamente ativa no Brasil, segundo a SERASA. O mercado Fintech é um dos mais promissores atualmente e tem carência de aplicativos que façam controle financeiro e ainda, que possibilite ganho monetário através de microinvestimento, de forma automática, prática e gratuita em um só lugar.

O Quanto Gastei oferece essas e outras funcionalidades para que o usuário consiga realizar os seus sonhos.

Em termos de potencial de mercado, considerando apenas o Brasil, em 2014, tivemos 154 milhões de usuários bancarizados, e 12 Bilhões de transações bancárias, pretendemos atingir pelo menos 1 milhão de usuários dentro desse cenário, o que é uma perspectiva bastante factível, considerando o tamanho do mercado e nossos números atingidos em 01 mês de lançamento.

4 – O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual seu diferencial?

O grande diferencial do Quanto Gastei é a opção de investimento de centavos, por meio da opção de arredondamento monetário, que consiste em transformar valores fracionados de compras em números inteiros. E como funciona? Por exemplo: Se você faz uma compra de R$9,90, arredondamos o valor para R$10,00 e investimos esses $0,10 para você!  O app ajuda você a economizar para ganhar dinheiro, usando aqueles centavos que sobram das compras e normalmente não eram valorizados no orçamento.

5 – Como enxerga sua startup em dois anos? Tem potencial de crescimento?

Temos um grande potencial de crescimento. Nosso app foi lançado há um mês e já temos uma quantidade significativa de usuários, ao ganhar o Demo Day tivemos ofertas de investimento e visibilidade, e ainda contamos com mídia espontânea no contexto nacional, como a Globo News e CBN.

Hoje, já estamos presentes em todas as capitais brasileiras e mais três países, o que prova a escalabilidade e validação do nosso negócio.

Para os próximos dois anos, estamos trabalhando para realizar a integração com todos os principais bancos nacionais e internacionais, integração com diversos dispositivos (TV e relógio) e implantar o micro investimento automático por meio de parceria com operadoras de fundos de investimento.

Nossa visão é conquistar a posição de ser um referencial no mercado financeiro nacional, ajudando as pessoas a ganhar dinheiro e realizar seus sonhos.

 

Site: www.quantogastei.com

Prêmio: DemoDay 2015

Facebook: www.facebook.com/quantogastei

Instagram: instagram.com/quantogastei

Twitter:  twitter.com/quantogastei

 

Luana Weitzel

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars