Animados com a sexta-feira?

Para fechar a semana, vamos conhecer a trajetória da startup OPa!, aqui do Rio de Janeiro. Com atuação no mercado de educação, a empresa já recebeu prêmio do Banco Santander e passou pelo programa de pré-aceleração da Universidade Estácio de Sá. Animou? Então, confira a entrevista com o CEO, Marcio Torres:

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?

Somos uma plataforma de controle de frequência escolar com foco no aluno. E o negócio nasceu quando percebi na pele, após abandonar a faculdade, que universidades não possuam tecnologias que monitorem a presença do aluno na sala de aula: fiquei três meses longe da faculdade e ninguém – além do financeiro – percebeu minha evasão. Validando o projeto, apuramos que a evasão escolar custa ao Brasil mais de 9 bilhões de reais todos os anos e mais de 35% dos alunos de universidades somem da sala de aula. No passo seguinte, aproveitamos o processo de seleção da pré-aceleradora NAVE, formatamos a ideia e depois de três meses já temos um produto no mercado.

2 – Já recebeu prêmios? Participou de programas de aceleração? 

Fomos selecionados pelo Banco Santander como uma das 150 melhores iniciativas universitárias empreendedoras do ano de 2015, entre mais de 31mil inscritos. Além disso, fomos acelerados pelo Espaço Nave, da Universidade Estácio de Sá.

3 – Qual é seu modelo de negócios?

Trabalhamos para tornar o app acessível a todos. Para isso, a ferramenta é gratuita para pais e alunos e as escolas investem a partir de R$1,99 por aluno para ter o produto. Optamos por SaaS, licenciamento ou assinatura para viabilizar o negócio e não descartamos parcerias white label.

4 – Por que escolheu o mercado no qual está inserido?

O Brasil tem mais de 50 milhões de alunos e a cada ano os investimentos em educação só diminuem. Precisamos reduzir os desperdícios captando esses 9 bilhões perdidos todos os anos com a evasão e aplicando em negócios que desenvolvam nosso país e traga empregos.

O OPa! não é só uma iniciativa empreendedora, mas uma maneira de diminuir os custos da educação e melhorar a distribuição de renda neste mercado.

5 – O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual seu diferencial?

Nosso foco é o aluno. Todas as iniciativas próximas estão focadas em atender as demandas das escolas e professores esquecendo que o aluno é o foco da questão. Atender as expectativas dos pais e alunos é o sucesso de nosso projeto.

 

Site: www.deumopa.com.br

Fase: Expansão do negócio

Facebook: www.facebookcom/opastartup

 

Luana Weitzel

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars