Tendências do consumidor:

ROPO (Research Online, Purchase Offline) será a chave nas compras deste Natal

Consumidor Tiendeo

Consumidor Tiendeo

Com a chegada da crise econômica no Brasil, parece que uma boa saída para o economizar no bolso é comprar pela internet. Este ano, 85% dos consumidores irão fazer a metade das suas compras de Natal online. A escolha pelo e-commerce é consequência do grande leque de ofertas e da possibilidade de encontrar as melhores promoções. Porém existe uma outra forma para evitar os gastos de envio.

Dentro do mundo do e-commerce, o M-Commerce (Mobile Commerce) exerce um papel fundamental. No mês de Dezembro de 2013, cerca de 56% das visitas na Tiendeo.com.br foram feitas através de PCs ou laptops. No mesmo mês de 2014, as aplicações móveis canalizavam 52% das visitas ao portal online de ofertas, representando um aumento de 19% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Em contraste, houve uma diminuição de 20% de acesso através de PCs ou laptop.

Neste Natal, depois de verificarem as melhores ofertas dos revendedores em casa, 52% dos consumidores irão usar os smartphones e os tablets como meio de consulta e referência, enquanto fazem as suas compras nas lojas físicas1: usar os seus dispositivos móveis como instrumentos de suporte ao processo de compra, para comparar preços e encontrar ofertas de diversas lojas e marcas.

Isto é definido como o efeito ROPO (Research Online, Purchase Offline) no mercado de consumo, ou seja, pesquisa online e compra offline. O fato é que os planos de telefonia móvel estão cada vez mais baratos e junto com o aumento na disponibilidade de apps, os consumidores acabam por utilizarem  seus dispositivos como ferramenta de consulta na hora da compra.

 Dados do consumidor: alimentação e eletrônicos serão as estrelas do Natal de 2015.

 Uma das maiores preocupações dos consumidores em Dezembro de 2014 foi de quanto iriam gastar na ceia de Natal. A categoria dos Supermercados representou 33% das visitas. Tal indica que os consumidores procuram os produtos de maior qualidade a um preço baixo para todos os eventos próximos da época natalícia.

Em Geral, as procuras de produtos durante o Natal de 2015 refletem, em parte, as tendências relacionadas com os catálogos mais vistos, embora com algunas nuances. Ainda que os produtos alimentares relacionados com o Natal estejam entre os 3 produtos mais pesquisados, são os itens de eletrônicos e tecnologia que canalizam quase a metade das pesquisas. A popularidade dos dispositivos tecnológicos atingiu agora o seu ponto mais alto, e os preços elevados são um dos fatores que faz com que os consumidores recorram à internet para encontrar as melhores promoções e para economizar dinheiro nas compras.

Embora os produtos eletrônicos e os brinquedos estejam entre os artigos mais

procurados, catálogos como os da Loja Cem e da PBKids não estão no topo dos folhetos mais visualizados. A justificativa para isso se resulta no fato de que os supermercados e as grandes superfícies substituíram as lojas especializadas enquanto pontos de venda privilegiados, neste caso, substituíram as lojas de brinquedos e as lojas de eletrônicos. A variedade de produtos em promoção nos hipermercados faz com que os consumidores busquem locais onde encontram tudo o que precisam de forma rápida, sem terem de andar de loja em loja. Por esta razão, os consumidores tendem a visualizar com maior frequência catálogos como os do Walmart ou do Carrefour.

 Que presentes os consumidores preferem?

 De acordo com uma pesquisa realizada pela Tiendeo.com.br, entre os seus usuários, os presentes preferidos de 35% das visitas ao portal de ofertas online são artigos de roupa e acessórios. De fato, em Dezembro de 2014, a categoria Moda foi uma das mais populares entre os consumidores, ainda que os itens de moda não estivessem no topo das pesquisas durante o mesmo período. Isso ocorre principalmente porque os consumidores não estão à procura de descontos em artigos relacionados com roupa, calçado e acessórios. Estes folheiam catálogos de moda mais por entretenimento ou para encontrarem inspiração para as suas listas de presentes.

Além da moda, os usuários mostram grande interesse em itens tecnológicos, o

que se reflete no peso significante de dispositivos eletrônicos nas procuras online. Para os entrevistados, há um conjunto de aspectos essenciais para considerar quando se escolhe um presente, tais como a conveniência e a simplicidade da compra.

Para os consumidores, é importante que os presentes os ajudem a simplificar certos aspectos do seu dia-a-dia. Adicionalmente, esses produtos devem ser fáceis de usar.

Leonardo Soares

Leonardo Soares

Sobre nosso Convidado:

Leonardo Soares é Gerente de conteúdos na Tiendeo Brasil e pesquisador na Universidade de Málaga (Espanha).

Graduado em Relações Públicas, mestre em Comunicação Social especialista em marketing digital.

Página Pessoal: https://www.facebook.com/leonardo.soares.5439

E-mail de contato: Leonardo@retailfocus.net ou leonardoss@uma.es

Site da Tiendeo: http://www.tiendeo.com.br