Oi gente!

Fiquei muito feliz em dar de cara com um post no Facebook que dizia “SEBRAE APRESENTA SISTEMA QUE PERMITE ABRIR EMPRESAS EM 5 DIAS“. Não tive dúvidas, cliquei e vi que era verdade.

A plataforma funciona por meio do Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), sistema nacional informatizado e integrado de informações e processos. O sistema de entrada de dados único permite abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Tudo pode ser feito online, caso o empreendedor possua certificado digital.

Quando abri meu primeiro MEI, foi tão burocrático, pois eu tive que ir em diversos lugares para liberar o Alvará e assim e ter a “permissão” de emitir nota! Depois de tentar muitas coisas sozinha, acabei indo para um contador, meu querido Leandro Markus, que cuida de tudo até hoje para mim.

Porém, você que está abrindo agora sua empresa e que ainda não tem CNPJ, poderá acessar o “Empresa Simples” e solicitar o seu MEI (primeiro, para a galera do Distrito Federal)! Mas você deve estar pensando “por que eu preciso de um CNPJ?”. Claro que no primeiro dia de ideia, você pode ir fazendo as coisas com seu CPF… Mas quando você perceber que a empresa está crescendo aos poucos e você vai precisar de apoio, vai precisar estar regularizado. Por exemplo, o programa Startup Brasil, Seed-MG, ou qualquer outro do governo, exigirão para você esse número, que te faz realmente, ser empreendedor “regularizado.”

Seguem os 05 passos para abrir sua empresa:

Empresa Simples

Empresa Simples

Dentro, do portal, encontrei diversas informações relevantes para o nosso dia a dia (encerramento de empresa, juntas comerciais unificadas, impostos etc), então, indico que acesse e veja tudo que você precisa para ter isso mapeado nos seus próximos passos. A parte burocrática é sempre a mais chata, mas todos nós precisamos entender um pouco de nossos direitos, deveres etc. Quando você crescer o faturamento da sua empresa, já poderá investir num contador, que cuidará de tudo pra você (mas sempre, sempre, sempre, você vai precisar saber ao menos, o básico).

É isso gente! Precisava compartilhar isso com vocês!

Avisem para os amigos que precisam se regularizar… Aos poucos, vamos recebendo ferramentas para ter um Brasil menos burocrático!

Bons Negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Talita no Youtube