Oi gente!

Depois de muito tempo, volto aqui para escrever o Startup da Vez! Será que ainda consigo?

Na verdade, muitas startups já passaram aqui no blog (mais de 400)… Algumas delas foram descontinuadas e outras pivotaram… No caso da Central do Franqueado, que saiu aqui no Startups Stars em Março desse ano, eles apontaram que a maturidade do negócio, foi o seu maior aprendizado… Mas vou deixar para o Sócrates Mizerski, sócio da empresa, contar todos os detalhes para vocês!

1 – Desde que tivemos a nossa primeira entrevista, quais foram os principais desafios enfrentados?

Quando lançamos a empresa ainda não tínhamos uma ideia bem estruturada do negócio. Reformulamos a startup, mudamos a equipe e estudamos bastante o mercado. Não tínhamos nem árvore de problemas. Hoje pensamos muito em todos os detalhes. O setor de franquias é um dos que mais cresce no Brasil. Mesmo com o período de recessão econômica, a Associação Brasileira de Franchising prevê um crescimento aproximado de 6,5% a 8% no faturamento do setor. É um ótimo negócio e muitas pequenas redes estão aderindo ao modelo. O que queremos é facilitar a gestão das franquias em expansão. Nossa proposta é que o franqueador tenha o mesmo trabalho para gerenciar 2 ou 20 franquias. Fazemos isso por meio de um sistema integrado, que centraliza funcionalidades como chat, pedidos direto ao fornecedor e auditorias.”

2 – De lá pra cá, já participaram de algum programa de aceleração ou receberam aporte que tenha sido crucial para o crescimento do negócio? Como foi a experiência?

Participamos de uma competição de empreendedorismo chamada Ideation. Aqui em Porto Alegre, ela é realizada pela Pulsar. Foi essencial para expandir nosso networking e ampliar nosso know-how de empreendedorismo. Agora fazendo aplicações para editais de aceleração.

3 – Se tivessem que elencar os principais erros que cometeram no início da carreira empreendedora, quais seriam?

Não estruturar bem o modelo de negócio antes de levar o produto ao cliente final. Isso faz toda a diferença, porque na hora de apresentar o pitch, se você não tem o modelo de negócio esquematizado, o cliente não vai sair convencido de que seu produto realmente resolve um problema.

4 – Qual foi a decisão mais difícil que tiveram que tomar enquanto empreendedores? 

central do franqueado

Central do Franqueado

Abrir mão, temporariamente, da remuneração financeira para nos dedicar totalmente ao projeto.

5 – Quem é sua principal fonte de inspiração no empreendedorismo? 

Não acho que temos apenas uma fonte de inspiração. Muitas startups que alcançaram sucesso merecem reconhecimento e são exemplo para as novas gerações startupeiras, como o pessoal da EasyTaxi ou do Conta Azul.

6 – Fase Atual da Central do Franqueado:

Implementação e prospecção de clientes. Além disso, estamos buscando parcerias estratégicas que nos ajudem a agregar valor e oferecer um produto mais sólido ao usuário final.

www.centraldofranqueado.com.br

Fase: Em busca de parceiros

www.facebook.com/centraldofranqueado

Se você também tem uma startup que já saiu aqui no blog e deseja atualizar a entrevista, só preencher esse link.

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Talita no Youtube