Oie!

Essa semana foi bem desafioadora. Tive duas mentorias bem complexas: Para a turma do Jogo de Damas, essa eu sabia desde o começo do ano, quando a Deb Xavier me convidou e a segunda no Startup Sampa, que o Tiago Azevedo me avisou praticamente no mesmo dia! No final deu tudo certo.

Primeiro, deixa eu explicar o que é o Jogo de Damas:

“É uma iniciativa que promove o empoderamento econômico feminino através de conteúdo online, eventos, workshops e programa de mentoria para mulheres empreendedoras. Ao longo de três anos, mais de 300 mil mulheres foram impactadas pelo projeto que é considerada uma das principais iniciativas da área na América Latina, com credibilidade nacional e internacional.

Atualmente o Jogo de Damas oferece serviços para empresas e governo como palestras, treinamentos e desenvolvimento de projetos especiais com foco em gênero.”

Então, as empreendedoras participantes, estavam há meses recebendo diversos tipos de mentorias. A minha, foi a penúltima e rolou online. Foi bem diferente dar uma palestra de 1 hora, sem ouvir pessoas do outro lado… Depois, mais 1 hora de perguntas e respostas. O tema abordado foi o SalesThinking, já com algumas dicas novas (estou terminando o e-book 2.0). Nas dúvidas em geral, temos muito a questão da timidez, onde as empreendedoras querem ter alguém para tocar o comercial para elas. Na minha opinião, precisamos conhecer o campo para depois passar o bastão. A experiência em cada detalhe do processo, faz toda a diferente em qualquer empresa.

Agora, vou explicar o que é o Startup Sampa, que faz parte do Circuito Startup:

“O Circuito Startup promove o encontro entre empreendedores, investidores (em Startups), desenvolvedores, prestadores de serviço, incubadoras, aceleradoras de negócios, mídia e interessados na cena startup. Possui formato Happy Hour, facilitando e estimulando o diálogo entre um grande número de pessoas. Uma excelente oportunidade para ampliar sua rede de contatos, conhecendo pessoas com novas ideias, negócios inovadores ou mesmo investidores à procura de talentos.”

Eu vou nesse evento há pelo menos 2 anos e meio… Foi o primeiro a me convidar e deixar as portas totalmente abertas para eu participar. Com o passar do tempo, além de convidada, comecei a participar ativamente de algumas ações, como: jurada, palestrante e claro, mentora.

Nessa última edição em São Paulo, fiz mentoria de Vendas e Marketing. Duas coisas importantes observei: primeiro que contratar assessoria de imprensa sem saber direito seu modelo de negócios pode te matar! Os empreendedores as vezes se deslumbram em aparecer na mídia, antes mesmo de testar todas as hipóteses… A outra coisa foi que, nem sempre sabemos qual o problema que estamos resolvendo. A solução para o empreendedor pode ser diferente para usuário… Quanto mais você pesquisa e testa, mas você consegue entender o que é mais factível para você desenvolver. Trabalho o nicho do nicho, também é uma forma de testar, errar / acertar rápido!

Bom gente, quero agradecer o carinho da DebXavier e do TiagoAzevedo, resposnávels respectivamente pelos eventos que pude participar! Temos muitas novidades para logo em breve, mantenho vocês informados na rede!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo