Oi gente!
Na última sexta-feira, tive o privilégio de ser a speaker de uma das edições do SWWomen, que rolou em diversas cidades simultaneamente.
Aproveitando a campanha do outubro rosa, organizadores do SW se reuniram para fazer uma edição especial, para atrair mais mulheres ao evento, que hoje, atrai apenas 20% de mulheres em edições “Normais”. Com isso, a galera de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Recife promoveram o SWWomen!
Tive o privilégio de participar da primeira edição no Brasil, que foi lá em João Pessoa no ano passado.
Cheguei na capital pernambucana a tarde, corri para o hotel, pois eu tinha um call com meu time da
Movile… Enquanto falávamos de vendas, eu me preparava para aquela noite, que seria tão especial e marcante na minha vida, pois foi a primeira vez que palestrei em Recife.
As primeiras melhores coisas foram sem dúvidas, reencontrar amigos especiais, comer bolo de rolo e conhecer a aceleradora do Porto Digital, a Jump Brasil (também filiada ao Startup Brasil).
Gerson Ribeiro começou a facilitação explicando aos mais de 80 participantes, como seria a dinâmica das próximas 54 horas… E logo me chamou para minha mini-palestra!
Foquei muito em startups de nicho.. Nada melhor do que começar uma empresa focada em algo.. Por mais que os empreendedores escalem para outros mercados, no início, a melhor coisa é com certeza, escolher a menor fatia do bolo. Fiz uma metáfora com médicos, hoje em dia, temos médicos especialistas de tudo.. Antes o clínico geral resolvia..
Hoje em dia, nem vamos tanto para esse tipo de profissional.
Nesse pouco tempo que tive, expliquei sobre alguns tipos de startups e fiquei surpresa que muitas pessoas não sabiam o significado de marketplace. Além de falar sobre isso, falei de startups sociais, de serviços e entretenimento.
Eu gostei muito do resultado, mas eu estava muito cansada.. então não foi aquela palestra inesquecível (sim, sou muito exigente comigo mesmaL). Mas a vida não é feita de apenas bons momentos, precisamos sim, aprender todos os dias a aceitar nossas limitações.
No sábado, mentorei algumas empresas e percebi que ainda mentores fazem questão de mudar o modelo de negócios que os empreendedores constroem.. Gente, temos que orientar, não impor nem um tipo de mudança!
Na mesma manhã, dei entrevista para o Gerson Ribeiro, para seu portal que irá conectar Anjos às
startups e tive reunião com os incríveis do Fora da Caixa! Ufa! Depois disso tudo, tirei foto com quase todo mundo e fui embora para João Pessoa, com meu coração já saudoso feliz, pois eu estava indo ver minha família e triste, por não poder ficar até o final no evento!
Time da organização, muito obrigada pelo cuidado e carinho comigo! Parabéns pela inciativa, vocês brilham!
Beijos
Talita Lombardi
Instagram Talita Lombardi
Twitter: @talilombardi
E-mail: talita@startupsstars.com
Fan Page do Startups Stars