Oi gente!

Na semana passada estive na PUC aqui de São Paulo, para participar da EPPA, uma iniciativa do centro de empreendedorismo da Universidade, que contou com a participação de vários alunos, professores, empreendedores e staturpeiros.

Além de mim, mais três pessoas se apresentaram, todos com know-how bem diferentes e fez com que a noite fosse mais rica de conteúdos.

A ideia da minha palestra era falar um pouco sobre Oportunidades Digitais… Focando um pouco sobre tudo que faço: Redes Sociais, Startups, IntraEmpreendedorismo etc. E o que aconteceu? Nem o meu computador conseguiu se conectar ao data show, nem o computador da PUC quis ligar! Com isso, peguei o microfone e sai falando sobre startups. Percebi que o público (quase todo), não conhecia bem o conceito e diversas palavras do nosso cotidiano, eram novas para eles. Vamos recaptular?

Startup: ” ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.” Revista Exame

Pivotar: Mudar o modelo de negócio, depois que foi feito um teste, pesquisas. Não ter apego à ideia inicial e

Evento PUC-SP

Evento PUC-SP

modelar a empresa até encontrar a fórmula mais certa.

Além de falar sobre alguns conceitos, exemplifiquei ao máximo com startups reais. Quis fazer um misto de ideias engraçadas e empresas que tem foco social. A receptividade foi incrível e consegui fluir uns 20-30 minutos de bate papo. Para finalizar, eu foquei nos early adopters, outro conceito que eles não conheciam… São as pessoas que usam as startups, testam, dão feedback, falam para os amigos… Àquelas que precisamos para validarmos nossos modelos de negócios. Deixei então o recado que a coisa mais importante além de empreender, e se abrir para as novas tecnologias, principalmente, as brasileiras.

Depois das palestras, aconteceu um debate bem legal, e pontos diferentes foram abordados, sobre como uma startup pode escalar e ganhar dinheiro.

Quero agradecer muito aos professores Bicudo e Grise, ao super aluno Pedro e claro, á PUC, por entender a importância de núcleos de empreendedorismo dentro da sua universidade. Espero colaborar mais vezes!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo