Android Studio é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), escrito em Java, multiplataforma, gratuito, ferramenta para a criação de aplicativos na plataforma Android da Google. Foi anunciado em maio na Google I/O 2013 e sua primeira versão estável foi em Dezembro de 2014. O software criado pela JetBrains IntelliJ IDEA substituindo a Ferramentas Eclipse Android Development (ADT) como IDE principal do Google para desenvolvimento de aplicativos Android nativo. Ou seja, Android Studio veio para ficar e dominar!

O Android SDK é um Kit de Desenvolvimento de Software, ele oferece aos desenvolvedores de software móvel a chance de brincar com a nova plataforma. Ele contém tudo o que você precisa para começar a construção de aplicações, bem como um dispositivo totalmente funcional de emulador para testá-los quando tiver terminado.

Para fazer o Download Android Studio and SDK Tools | Android Developers
developer.android.com/sdk/index.html

O tamanho do dowload é de 1 GB. É necessário ter no mínimo:
– 2 GB RAM, mas recomenda-se 4 GB RAM.
– Espaço em disco rígido de 500 MB de espaço.
– Espaço para Android SDK Pelo menos 1 GB para Android SDK, imagens do sistema emulador, e caches.
– Versão JDK Java Development Kit (JDK) 7 ou superior.
– Resolução de tela mínima 1280×800.

OBS: O site é todo em inglês e sua documentação também.

Depois de instalado o Android Studio e aberto o programa, clique em Configure->SDK Manager. É possível instalar diversos pacotes como: Ferramentas, Android ou Extras. As versões Android foram desenvolvidos sob um codinome (inspirados em sobremesas ou doces bastante saborosos e açucarado) e lançadas em ordem alfabética, as versões em que é possível instalar pacotes são: Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop e Marshmallow. Você pode encontrar a versão android em seu celular em configurações sobre o dispositivo, onde tem um número que aponta para uma sobremesa. Da próxima vez que você quiser comer um sobremesa, peça o número, pode ser o codinome do Android.

Depois de instalar a Interface de Programação de Aplicativos (API) é possível seleciona-la e usar para desenvolver na plataforma escolhida. Seria ótimo instalar o Dispositivo Virtual Android (AVD) é um emulador para Telefone, Tablet, Relógio ou TV. Caso você não tenha um celular, pode usar o emulador para simular como ficaria em um celular.

Depois de ter explicado apenas o básico sobre a instalação Android Studio, agora é hora de rodar o primeiro programa chamado Hello World. Muitas linguagens de programação começam com este programa simples. Quais são os passos:
1 – Escreva o nome aplicativo.
2 – Dê um nome do site fictício.
3 – Escolha o local para salvar seu projeto.
4 – Selecione a plataforma e versão do Android.
5 – Opte por um Layout.
6 – Descreva os nomes da atividade, layout, título e menu.

Aperte na barata, selecione o emulador online e veja a sua aplicação.

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Convidado

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 28 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: ideiasfera@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

Quero Escrever um GuestPost

Foto de Capa: Pixabay