Olá, galera!

Hoje nossa conversa é com o empreendedor de Belo Horizonte (MG), André Andrade, CEO e idealizador do Zumpy APP. O projeto é um aplicativo de caronas solidárias que conecta colegas, amigos e conhecidos que vão para o mesmo lugar e no mesmo horário. Vamos conhecer melhor essa inovação? Confiram como foi  bate-papo a seguir.

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?

Nossa startup é um aplicativo de caronas solidárias, chamado Zumpy. Ele conecta pessoas conhecidas e amigas que vão para o mesmo lugar e no mesmo horário. Por exemplo, duas pessoas que trabalham na mesma empresa e moram perto, elas podem ir em um carro, ao invés das duas irem sozinhas em seus carros. E para que todos queiram promover essa cidadania, desenvolvemos um sistema de bonificação para os usuários. Cada ação feita no aplicativo gera pontos, chamados de Z-moneys, e eles podem ser trocados no Shopping Zumpy (nossa loja virtual) por produtos, vantagens e descontos. Repassamos os descontos dos parceiros diretamente para os usuários, não temos nenhuma troca financeira com eles, nem mesmo para baixar o APP, que é gratuito.

2 – Como foi tirar a ideia do papel?

Nosso primeiro passo foi realizar uma pesquisa, com pessoas em diferentes idades e classes sociais. Questionamos as principais dificuldades e receios para se concretizar uma carona e entender como é feito o deslocamento dessas pessoas pela cidade. Com base nos dados adquiridos, visualizamos o potencial de criar uma ferramenta para facilitar que pessoas que se descolocam na mesma rota e horário possam se encontrar com segurança e praticidade.

3 – Como enxerga sua startup em 02 anos? Tem potencial de crescimento?

Enxergo o Zumpy como o principal caminho que as pessoas vão buscar na hora de se locomover. Nossa ideia é que as pessoas vejam que podem deixar o carro em casa e irem com amigos e conhecidos ao trabalho. Pretendemos ter 150 mil usuários até 2017, e estarmos presentes nas capitais brasileiras e também nas cidades universitárias, onde encontramos um ótimo nicho, já que os estudantes já pegam carona naturalmente.

O mercado escolhido tem todo potencial para crescermos, já que não cabem mais carros nas ruas, não tem vagas de estacionamento e o transporte público está lotado o tempo todo. Isso tudo prejudica a qualidade de vida dos cidadãos e da cidade, já que as vias cheias trazem mais danos ao meio ambiente e pior, deixamos de revitalizar os grandes centros, para construir mais e mais vias de asfalto.

Então, quando os usuários forem sair de casa, vão ter mais conforto e vão ajudar o planeta com ações simples, como ir de carona.

4 – Qual o momento da sua startup?

O momento do Zumpy é de expansão. Tivemos nosso lançamento em abril e já contamos com aproximadamente 3.500 usuários. Nossa ideia é aumentar a rede de usuários, para que aconteçam mais caronas e por consequência tenham menos carros nas ruas e as pessoas economizem.

Site: zumpy.com.br

Fase: Expansão da plataforma 

Facebook: www.facebook.com/zumpyapp

 

Breno Freire

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars