Boa tarde, empreendedores!

Para fechar a semana, vamos conversar com o Eliano Estevam, fundador e diretor executivo do Redução e Saúde, software que oferece recursos para auxiliar no controle de dieta, medicação, monitoramento de peso, consultas, contato de profissionais e clínicas. Então, vamos conhecer mais sobre a startup cearense:

1. O que é sua startup e como surgiu a ideia?

Nasceu de uma necessidade pessoal. Minha esposa, Juliana Fidelis, tinha feito a cirurgia de redução de estômago, e eu acompanhei, em tempo integral, já que estava de licença do trabalho, para auxiliar na recuperação dela, nos primeiros 15 dias. No início não tinha muitas informações sobre o estágio pós-cirurgia e fui obtendo informações no dia-a-dia.

Uma das grandes dificuldades era o controle da dieta líquida, na qual a paciente deve ingerir um alimento líquido, a cada 20 minutos, seguindo uma sequência. Esse controle era muito complicado, muito trabalhoso, a nutricionista recomendou o uso de um medidor de tempo, tipo alarme. Mas, mesmo assim, era muito complicado porque além de controlar os intervalos, teria que controlar qual alimento deveria ser ingerido. A partir dessa dificuldade que tínhamos de controlar a dieta líquida tive a ideia de criar o aplicativo Redução e Saúde. O aplicativo faz todo o controle da dieta, avisa quando e qual alimento deve ser ingerido, isso nos permitiu ficarmos mais tranquilos.

2. Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Como sou desenvolvedor mobile, o primeiro passo foi desenvolver uma versão onde eu já pudesse utilizar para resolver o problema que tinha em casa.

3. Como enxerga a startup em dois anos?

O aplicativo irá evoluir tecnologicamente, resolvendo ainda mais problemas de pacientes, como por exemplo medição de pressão, acompanhamento nutricional, melhorando a comunicação com o médico e etc. E temos um grande potencial de crescimento por ser uma startup da área de saúde, que é muito ampla.

4. Por que escolheu o mercado de saúde?

No mundo são mais de 2 bilhões de pessoas obesas ou com sobrepeso. No Brasil, estudos indicam que 50,8% estão acima do peso. Esses números, a cada ano, tem aumentado bastante. Em 2014, foram realizadas 88 mil cirurgias de redução estômago, conhecida como cirurgia bariátrica. São essas pessoas que o aplicativo Redução e Saúde irá ajudar, na verdade já está ajudando, auxliando no controle de dieta, medição, controle de peso e etc. Já temos quase 3 mil downloads realizados no Google Play.

5. Por que decidiu empreender?

A decisão de empreender veio por minha necessidade de ter independência profissional e deixar um legado.

Site: www.reducaoesaude.com.br

Fase: Em busca por aceleração e mentoria

Facebook: www.facebook.com/reducaosaude

Luana Weitzel

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars