O que é Drag Along? | Jurídi…O que?!?!?

Fala galera, mais um “Jurídi…O que?!?!?” no ar! Em nosso último post falamos sobre Tag Along, instrumento de proteção aos acionistas minoritários, e no vídeo de hoje vamos falar sobre a Drag Along, o mecanismo de proteção dos acionistas majoritários:

[youtube id=”https://youtu.be/oF_N5e8z5jg” width=”600″ height=”350″]

Gostou? Se inscreva!

Se você não viu nosso último post, vai lá primeiro, pois lá damos conceituações importantes, tais como o que é e como funciona a alienação do controle e o que é poder de controle.

Drang along é o instrumento de direito empresarial que protege os acionistas majoritários, no momento da “venda da empresa”(o mais correto é dizer “alienação das quotas/ações” da sociedade).

É uma clausula prevista no ato constitutivo da empresa ou em um acordo de acionista, onde determina que os acionistas minoritários serão forçados a vender suas ações quando o acionista majoritário decidir vender sua participação, geralmente nos mesmos preços e condições.

Diferente da Tag Along, onde os minoritários possuem a escolha de vendar ou não suas ação, aqui os acionistas minoritários são obrigados a também venderem suas participações na empresa.

Ou seja, drag along é utilizado pelo acionistas majoritários para “arrastar” os acionistas minoritários no momento de alienação do controle da empresa.

Na prática a aplicação da Drag Along permite que uma empresa tenha 100% do seu capital adquirido por eventual comprador, sem a necessidade do comprador ter que negociar preços e condições com os minoritários.

E isto faz todo o sentido negocial, pois permite ao Acionista Majoritário detentor do controle da empresa não depender de ninguém para alienar a totalidade da companhia que controla, ao mesmo tempo em que oferece aos acionistas minoritários os mesmos termos e condições de venda que foi oferecido a si próprio.

Este simples fato torna a empresa muito mais atraente para eventuais adquirentes, pois estes terão que negociar somente com o acionista majoritário detentor do controle.

Se você gostou deste conteúdo, comente e compartilhe!

Um abraço e até a próxima!

Layon Lopes, advogado especialista em direito empresarial e apaixonado por empreendedorismo.

Curta nossa página no Facebook!          Siga nosso Twitter!                 Silva Lopes Advogados

Compartilhe:
Artigos relacionados