Oi gente!

Muito está se falando sobre a proibição da Uber aqui em São Paulo. Particularmente, eu acho um absurdo. Falo isso sem medo, pois trabalhei em um aplicativo de táxi por um ano, a SaferTaxi, e pude conhecer de perto o dia a dia de milhares de taxistas.. Até dos donos das rádios-táxis, que nos odiavam e me tratavam mau quando eu tentava uma reunião de aproximação.

A primeira coisa que eu tenho que falar: cerca de 70% da frota de táxis desse país não é dos taxistas. Você sabia disso? Esses carros são em sua maioria de donos de frotas que alugam por “diária” o veículo. Funciona assim: o taxista acorda devendo R$ 150,00.. Uns 120 da diária, tem o gás e um PF na hora do almoço. É literalmente matar um leão por dia! De quem é o interesse real de um app como o Uber se espalhar por todos os lugares? Ninguém está dizendo que vai deixar de pagar imposto ou que não existirão regras de funcionamento.. Mas algo deve ser feito, pois a INOVAÇÃO chegou e não dá mais para voltar atrás.

Meu querido governo, ajude esses taxistas que vivem endividados, que pagam seus carros e no final não ficam com o bem.. Sabia que eles são assaltados diariamente nas ruas e não dão queixa, pois sabem que nada será feito? Sabia que a tecnologia pode ajudar um pouco mais? Ainda não temos a solução para tudo, mas as startups estão tentando com toda força, criatividade e tecnologia que possuem. Se o taxista comprar o carro que será dele e usa sua licença de motorista, já não seria incrível? Temos já o motorista apto e a oportunidade de dar uma vida melhor para eles!

A conversa é além de ser algo seguro, ou de ser um problema aos taxistas… Deve ser: Eu como usuária, estou também apta a usar formas alternativas de transporte? Eu como possível motorista, passo pelos critérios da empresa para ganhar dinheiro com isso? Eu como taxista, posso escolher em trabalhar para uma central, um app ou para mim mesmo, via Uber ou qualquer outra empresa?

Os taxistas precisam de atenção, precisam que alguém explique as coisas para eles. Quem garante que não são os donos dos táxis que não querem a inovação… Eles não são taxistas, acreditem em mim. Mas quando uma pessoa corre no meio da multidão, todos correm.. Mesmo sem saber do que se trata.. mas seguem a maioria. Meus taxistas queridos, dos quais tenho alguns como seguidores até hoje.. Enxerguem isso como uma oportunidade de melhora sua vida.

Como eu disse na entrevista para a revista wide. A tecnologia chegou: se você quer pegar carona via APP, conhecer pessoas  (tinder, intamessage) ou alugar um apto (airbnb, easyroom), vai da confiança do usuário com a empresa.. E eu aceitando isso, tenho minha parcela de envolvimento com o sistema, do qual eu estou de acordo com as regras.

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo