Oi, pessoal. Tudo certo?

Hoje o bate-papo é sobre uma startup de Salvador que está dando o que falar. O projeto é fruto da expertise de dois professores que decidiram criar um aplicativo para ajudar estudantes de concursos e vestibulares a organizarem uma planilha de estudos personalizada. Essa é a proposta da Make Your Time, startup que traça o perfil de cada estudante baseado na disponibilidade de tempo de cada aluno e depois gera um cronograma de estudos sob medida, de acordo com a rotina de cada usuário. Quem conversou conosco sobre a empresa foi o Victor Jatobá, CEO e co-fundador da startup. Dá só uma olhada no que rolou:

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?

O Make Your Time (MYT ) é uma plataforma de preparação para exames como o ENEM e concursos, focada na gestão do tempo. O principal problema a ser resolvido é a dificuldade dos alunos em montarem e seguirem uma planilha de estudos. Utilizando Inteligência Artificial e baseando-se em conceitos levantados por especialistas na área de aprendizado e cognição humana, o MYT traça o perfil do estudante e a partir da sua disponibilidade de tempo é gerado automaticamente uma planilha de estudos personalizada para o aluno.

Tudo começou em 2011 quando ainda aluno de meu sócio e co-fundador Paulo Barbosa, falei da minha dificuldade em achar ferramentas tecnológicas para organizar meu tempo nos estudos. Assim que falei , ele fez um questionamento que viabilizou e foi o insight necessário para começar:  “E se essa planilha de estudos fosse gerada automaticamente?”. Com isso criei um algoritmo de Inteligência Artificial que automatizou o processo de geração dessa planilha, onde o trabalho de pesquisa rendeu uma publicação no VII Congresso Sulbrasileiro de Computação (SULCOMP) e consequentemente a premiação no concurso INOVApps

2 – Qual o momento de sua startup?

Hoje o projeto MYT está pré-incubado no iBAtec (Incubadora Senai Cimatec) e possuímos parceria com a Alavanca Universitária além de outros potenciais parceiros que já se interessaram, porém ainda está em processo de análise.

3 – Qual é seu modelo de negócios?

Por enquanto estamos tentando validar nossas hipótesses para evoluir a plataforma de tal forma que possamos contribuir ao máximo para aumentar o desempenho dos alunos nos estudos. Pela potencialidade adaptativa da plataforma, estamos com alguns contatos de escolas que já se interessaram em adaptar a ferramenta para seu calendário escolar, além de disponibilizar a base de dados para instituições geradoras de conteúdos para comercializar conteúdos direcionados. Porém, pelas pesquisas feitas com os usuários, percebemos que o aluno de concurso possui interesse em pagar pela solução (mensalidades) para uso da plataforma, principalmente se ela vir atrelada o conteúdo.

4 – Por que escolheu o mercado no qual está inserido?

Sou professor na UNIME – LF e filho de professora. Meu sócio também é professor e atual coordenador de cursos técnicos na mesma instituição com mais de 20 anos de experiência, ou seja, somos apaixonados pela área e acreditamos que podemos modificar a educação que hoje é tão fragilizada no nosso país. Por conta disso criamos a empresa Intelectin, focada em disponibilizar soluções tecnológicas para a educação. Atualmente possuímos os produtos Make Your Time e o App Smar Study Plan.

5 –  Se quiser, pode apresentar seu time =)

Victor Jatobá, Co-founder, Engenheiro de Software e Professor.
Paulo Barbosa, Co-Founder, Administrador, professor e coordenador dos cursos técnicos na UNIME – Lauro de Freitas
Marcio Didier, Sócio responsável pela Comunicação e Marketing.
Anchieta Costa, Desenvolvedor e amigo de faculdade

Site: www.makeyourtime.com.br

Facebook: www.facebook.com/mytoficial

Twitter: www.twitter.com/mytoficial

Fase: pré-incubado no iBAtec – Incubadora Senai Cimatec

Instagram: www.instagram.com/makeyourtime

G+: https://plus.google.com/111221607898465361224/

 

Yngrid Volkenandt

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars