Oi gente!

Continuo em Belém e hoje, quero compartilhar como foi o SalesThinking que rolou na sexta-feira a noite aqui no Parque Guamá, dentro da UFPA.

Primeiro, quero dizer que acima de tudo, aprendo muito em cada edição do ST.. Ainda mais quando temos turmas mistas! De 54 pessoas que conseguimos reunir, uns 95% eram empreendedores e alguns poucos, vendedores de empresas tradicionais, o que deu uma dinâmica muito interessante, pois foquei em diferentes aspectos da visão de vendas.

Sempre começando todos se apresentando e compartilhando as dificuldades que têm na hora de fazer negócios.

SalesThinking em Belém

SalesThinking em Belém

A insegurança é o carro chefe de toda turma e aqui também foi levantada a questão de serem muito jovens e não passarem a credibilidade correta. Para esses dois pontos, digo: Insegurança é normal, você precisa confiar em algo que está vendendo.. Que seja na marca, na ideia.. Sempre deve-se apoiar no pilar mais forte que você identificar como um trunfo. Quando eu trabalhei no PeixeUrbanoDelivery, eu me apoiava no ecossistema empreendedor dentro do Peixe e a minha flexibilidade, não queria perder aquilo por nada. No caso da idade, é muito uma questão de postura e de segurança de falar de igual para igual com qualquer pessoa.

Seguimos a noite com muita correria, pois tínhamos que fazer 6 horas de curso em 04 horas… Mas deu certo… A cada curso, consigo soltar mais a “rédea” e fazer com que a participação de todos, seja “obrigatória” e claro, incentivo muito a questão do networking interno na hora do coffe break.

No final, fizemos o preenchimento do SalesThinking e o “mimo” que trouxe para eles, foram fitinhas do Senhor do

Preenchimento do SalesThinking

Preenchimento do SalesThinking

Bomfim para dar sorte.. Depois, a maioria se apresentou.. Simulamos uma reunião com alguém que pode ser um possível cliente ou parceiro. Eu fui a cliente chata e convidei alguns para serem também, mas eles sempre são mais bonzinhos do que eu (rs). A percepção é muito clara, que os pitchs que as pessoas aprendem é muito para “evento” e que alguns, na hora da reunião, ficam um pouco perdidos. Mas de uma maneira geral, todos se saíram muito bem e prontos para fazer negócios!

Obrigada a todos que compartilharam essa noite comigo… É a realização de um sonho depois de anos de experiência em vendas, poder compartilhar um pouco o que passei por aí, nesses 14 anos de carreira focada em negócios. Sua startup só é uma empresa, quando você começa a buscar clientes, parceiros e usuários. Enquanto você só tem uma landingpage e não é proativo quanto ao seu negócio, outros empreendedores, estão trabalhando duro para conquistarem seu lugar ao sol!

Um beijo no coração de todos os paraenses!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo