Oi gente!

Nos últimos 02 meses, prestei serviço para uma instituição, até então “distante” do meu mundo.. Que se transformou em inspiração em meus dias aqui em Salvador: o Senai Cimatec. Após um primeiro curso de “tirando a ideia do papel”, nos reunimos para fechar o segundo: Marketing e SalesThinking.

Datas adiadas, burocracias e nada disso foi mais forte do que nossa vontade de executar mais essa missão: ajudar os

Marcus no Startup Summer

Marcus no Startup Summer

empreendedores à se desenvolverem cada dia mais. Assim, no dia 14 de maio, iniciamos o primeiro módulo do meu curso de Marketing. Pouco mais de 30 alunos, 20 empresas e um sonho: deixar algo de bom para cada um que confiou em mim.

Segunda aula, um convidado mais que especial, o Marcus Niemeyer.. Que nos inspirou com seus “cases” de sucesso nas empresas que trabalhou, como Groupon e Peixe Urbano. Passada às aulas de MKT, era a hora do SalesThinking.. Como é de costume, levei presentinho para meus “alunos”.. Chocolates direto do Rio Grande do Sul, que comprei em Gramado.

Foi muito conteúdo em 02 aulas e muita troca de informação. Enquanto espaçávamos dentre semanas para nos encontrarmos, os empreendedores começavam a se mobilizar, vendo em como um poderia ajudar o outro, mesmo sendo com um simples feedback, que pode fazer toda diferença em um negócio inicial. Nessa altura do campeonato, eu me sentia uma aluna, admirada com a evolução e curiosidade daquelas pessoas incríveis que eu encontrava todas as terças à noite.

Luana no Startup Summer

Luana no Startup Summer

A última aula, para fechar o ciclo, trouxe a minha assessora de imprensa, Luana da LaPresse Comunicação. Ela mais respondeu as dúvidas do que conseguiu falar os slides, mas era disso que os alunos precisavam, informação certa, focada e estruturada.. Ela conseguiu lindamente responder às dúvidas e dar muitas dicas de como trabalhar com a imprensa.

Para o encerramento, eu queria um “pitch” diferente, um “pitch” de vendas. Nada de falar sobre o mercado ou quanto vai se gastar para chegar lá, o negócio era vender a ideia para convidados especiais. Foi tão difícil organizar tudo! Tivemos que adiar por conta de outros eventos no Senai, mas enfim, no dia 02 de junho, estávamos congelando no auditório 04 da instituição.

Muito tensa, eu comecei a ficar preocupada porque não tínhamos público além dos participantes e jurados. Confesso que no incio fiquei triste e me senti culpada. A dedicação dos empreendedores tinha sido “maior” do que a minha

Jurados, Katya, Talita e Vencedores

Jurados, Katya, Talita e Vencedores

nesse último encontro. Até que o primeiro jurado começou a falar, o João Pedro Bahiana da AJE Bahia. Depois o Rafael Valente do Grupo Civil e finalmente o Leonardo Teles da CDL Bahia.

Esses três jurados, valeram mais do que um ginásio cheio de curiosos! Juntos, eles tinham o networking necessário para cada startup do curso, fechar uma parceria, um primeiro cliente. Meu coração novamente se acalmou e fiquei agradecida por mesmo com poucas pessoas, grandes apresentações! A cada novo “pitch”, os jurados sorriam mutuamente, sempre repetindo “que criatividade”.

Nem todos se apresentaram, pois algumas empresas ainda estão em fase de desenvolvimento de produto ou solução, ao todo, foram 11 empresas prontas para arrebentar no mercado:

Repplica – Gerenciador de Anúncios de Carros;

Pontuau – Solução de Agendamento para Empresas;

WiFiClub – Software para facilitar a experiência de uso da internet em estabelecimentos diversos;

Capitão Pintura – Solução de Pintura sem desperdício para grandes obras;

MakeYourTime – Plataforma que auxilia alunos a organizarem suas prioridades na hora de estudar;

VemProvar – Plataforma de experiência gastronômica, aliada à cupons de descontos;

Quem Criou – Inovação da escala de produção de novos Produtos para Indústria em Geral;

Pastar – Marketplace de Venda e Compra de Animais (Agropecuária);

NEO VYX – Plataforma que irá integrar resultados de exames, agendamento de consultas em um aplicativo;

XYZ Sistemas – Plataforma para controle de pragas agrícolas;

ARM – Robô Social.

Quero agradecer, inicialmente, à duas pessoas, que por 2 meses me ajudaram muito: Katya Perazzo, do departamento do Empreendedorismo do SENAI. Ela acompanhou todas as aulas e arregaçou as mangas para que tudo funcionasse perfeitamente. Minha mãe, que participou de quase todas as aulas! Depois disso, ao Flávio Marinho, também do Senai, que me fez o convite (todos os funcionários de lá né: Danilo, Ana Tereza, Letícia) e claro, aos meus novos amigos e alunos, que me trataram com tanto carinho e respeito todos os dias. Iniciativas como essas, precisam ser replicadas!

Obrigada pela oportunidade e parabéns aos participantes.. Vocês não são o futuro do país, vocês são o presente!

Um milhão de beijos (saudosos), contem comigo sempre e vamos fazer negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +