Oi gente!

Você é do tipo que sai adicionando todo mundo nas redes sociais só para dizer que conhece um monte de pessoas? Isso não vai te ajudar em absolutamente nada se você não souber como abordar esse netoworking, mesmo ele estando dentro de seu Facebook ou Linkedin, por exemplo.

Vou contar sobre mim.. Até um dia desses, eu não aceitava no FB pessoas que eu não conhecia pessoalmente e era uma loucura, uma pessoa me pedindo para aceitar outra, recebia msgs do tipo “temos mil amigos em comum”, “vamos nos conhecer em um evento em breve” ou até, “já nos conhecemos no evento tal”. Com essa coisa toda, coloquei uma regra: mais de 10 amigos em comum, aceito.. Porém todos são classificados como “conhecidos”, só entra para lista de amigos, se realmente for amigo e normalmente, não sigo nem 20% dos meus contatos.

Depois desses detalhes, vem a parte mais complicada.. A de responder todo mundo! Eu ainda consigo fazer isso, mas eu só respondo quem tem uma abordagem direta. O que acontece muito é uma pessoa mandar: “oi”. Eu não respondo. A dica é: aborde de forma que a outra pessoa tenha interesse em falar com você:

“Oi, sou Talita Lombardi, fundadora do maior blog de Startups do país. Gostaria de bater um papo com você sobre uma parceria bla bla bla, qual seu e-mail para maiores informações?”

Outro caso:

“Oi, sou Talita Lombardi, fundadora do maior blog de Startups do país. Gostaria de entrevistar você para o Startups Stars, qual seu e-mail para que eu possa enviar a entrevista?”

Entendem? Uma pequena abordagem de quem você é e o que você deseja. Nada mais nem nada a menos! Eu tenho 80% de ótima conversão com textos assim. O grande porém é que existem pessoas que não olham as msgs que ficam na “lixeira”. Para resolver esse problema, você pode comentar no instagram ou em alguma postagem da pessoa assim: “te mandei um inbox, fico no aguardo da resposta”.

Outra coisa que acontece muito são perguntas muito amplas: “Talita me fale sobre o mercado das startups”. Não dá né? Funciona mais “Talita, eu sou da área de educação e gostaria de saber quais as startups desse segmento”.. Eu sempre respondo com um link e um smile.

Aprendam a ser objetivos e é certo que você vai abrir mais portas do que conseguiu até hoje!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +