Olá, pessoal. Tudo certo?

Hoje falaremos sobre uma ferramenta de caráter social que ainda vai transformar muitas realidade difíceis por esse Brasil afora. Quem passa por aqui é a startup Assoprar Brasa, uma ferramenta de Coaching Social que é fruto do Startup Weekend Change Makers na cidade maravilhosa. A ideia que surgiu em meio a comunidade carioca do Pavão/Pavãozinho agora já está prestes a espalhar a semente do empreendedorismo entre os moradores de comunidades, vilas e favelas. Quem conversou conosco sobre o projeto foi a Nayara Silva, CTO da startup. Confira:

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?

Ao mudarmos recentemente para o Rio, eu e meu marido presenciamos inúmeras cenas de moradores nas ruas, sem perspectivas de futuro, aparentemente invisíveis aos que passam diariamente e quase os pisam, ignorando-os como seres humanos.

Acreditamos no ser humano, e por isso visitamos algumas favelas de onde estes moradores saíram e até fizemos pesquisas locais, para analisar os motivos que os levam a não terem planos, sonhos, perspectivas de futuro. Movidos pelo desejo de transformar vidas estamos iniciando, através do Coaching Social um trabalho para liberar o potencial máximo dos moradores de favelas e comunidades de baixa renda, além de despertar o melhor empreendedor que existe em cada um deles, pois todos são boas sementes, que não encontraram ainda um solo propício ao seu crescimento.

2 – Qual o momento de sua startup?

Estamos na fase da formatação, o CDI é oficialmente a parceira do Assoprar Brasa na mobilização para seleção dos Coach`s Sociais no Rio de Janeiro. O Coach Social será o profissional especializado (formado no Assoprar Brasa) que irá fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

O candidato a profissional de Coaching Social deve ter conhecimentos em comportamento humano, mudança, negócios e principalmente em seu nicho de atuação – empreendedorismo social. Em reuniões que são sessões sejam elas, semanais, quinzenais ou mensais, o Coach Social aplicará técnicas, ferramentas e um questionamento poderoso para mobilizar seu cliente (coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados em sua vida. Inicialmente o processo seletivo acontecerá em 30 favelas, no segundo semestre de 2015, com um Coaching Social em cada comunidade. A formação dos profissionais deverá ocorrer sob a orientação de Rodolfo Santos (Rio) e Liege Neves (BH) com total apoio da Universidade Unigranrio.

3 – Como enxerga sua startup em 02 anos? Tem potencial de crescimento?

Enxergo como a maior iniciativa de Coaching Social do Brasil, pois temos grande potencial de crescimento, visto que o Brasil tem 11,7 milhões de pessoas morando em favelas o que equivale ao 5º estado do Brasil em população.

4 – Qual é seu modelo de negócios?

Modelo de Gratidão, ou em outras palavras soluções novas para problemas conhecidos.Iremos despertar na sociedade o desejo de pagar pelo sucesso do outro. Pois para cada sessão realizado pelo Coach Social haverá uma contrapartida financeira executada pela sociedade. Em visita recente ao Brasil, Muhammad Yunus, ícone dos negócios sociais, nos pede para iniciarmos algo novo e para sonharmos grande… se temos algum problema na vizinhança, algo que nos incomode, pensar sobre ele, sobre como poderemos solucioná-lo com alguma ideia de negócio.“Uma pequena ideia que você pode começar de onde estiver pode ser uma pequena semente de um negócio social”.

5 – O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual seu diferencial?

Sim, existem Coaching`s no mercado que atendem somente as Classes A e B, que não são o foco do Assoprar Brasa. Queremos atuar nas comunidades, ajudando aqueles que precisam e querem mudar suas vidas, acendendo a chama do empreendedorismo nas classes C e D.

Site: http://www.assoprarbrasa.com/assoprabrasa/

Facebook: https://www.facebook.com/assoprarbrasa

Fase: Em busca de patrocínio e parcerias

Yngrid Volkenandt

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars