4   +   2   =  

Eram 9:30 da manhã quando cheguei na Associação Comercial de São Paulo, onde já havia uma primeira reunião me aguardando para tratar de parcerias estratégicas. Em meio à esse compromisso e cumprimentando os que chegavam, meu “pai” de São Paulo chegou e foi o primeiro momento que agi por impulso naquela manhã, para abraça-lo, após quase 4 anos sem vê-lo.

Pouco mais das 10 horas, demos início ao que seria o lançamento do Fórum do Empreendedor Jovem de São Paulo,

Dra Marília de Castro e Talita Lombardi

Dra Marília de Castro e Talita Lombardi

uma lei municipal que desde 2006 está em vigor e somente agora, ações estão sendo realizadas em comemoração à semana e esse modelo, deverá ser replicado em outras cidades do Estado.

A sala era em formato formal, uma longa mesa com microfones na frente, uma bancada com uma outra mesa e mais microfones. Após as apresentações, a Presidente da Casa, Dra. Marília, falou da importância do empreendedorismo e da iniciativa, assim como, a Juliana do Fórum, o Fernando do CONAJE e o Roberto, da Câmara Municipal.

Gripada, esperava ansiosamente minha vez de começar minha palestra.. Naquele clima de formalidade, a primeira coisa que fiz foi de mais uma vez quebrar as regras e pedir um microfone para fazer a palestra de pé.

Foi interessante ver aquele público de em média 50 pessoas, sorrirem para mim! Um público seleto, com diversos líderes de outras associações, curiosos para entender um pouco mais do movimento de startups do nosso país, assim como, entender o funcionamento do mundo digital para as empresas que são off-line.

Pouco mais de 45 minutos de muito conteúdo, terminei minha palestra e abrimos a segunda fase da manhã, de debate para as dúvidas. Algumas, quero compartilhar aqui, por achar relevante e que pode ajudar aos meus leitores.

Talita Lombardi

Talita Lombardi

Por exemplo: Existe uma idade onde pessoas não conseguem novos empregos ou são substituídos por pessoas mais novas… A pergunta foi em torno disso, como se realocar ou empreender, quando não se é tão jovem. Bom, na mesma hora, meus neurônios se uniram e tive a ideia de aconselhar essas pessoas a buscarem os startupeiros ou inovadores de suas áreas para por exemplo, entrarem para essas empresas com o networking adquirido na carreira.

Uma outra questão levantada foi como sair das “garras” do Facebook e Google na busca de leads para suas empresas. Nessa questão, indiquei o uso do Linkedin (online) e visitação de feiras do ramo que se tem foco, como Feira do Empreendedor e eventos em geral.

No final, muitas fotos, trocas de cartão e pose para o Diário do Comércio, que publicou uma matéria inteira sobre mim, adorei! Uma outra matéria que saiu, foi no próprio portal da Associação, que publicou uma fala minha: “Eu ouvia todo mundo falando sobre startups mas não sabia o que era. Fui descobrir sozinha e acabei me aprofundando no assunto. Empreendedorismo e Intraempreendedorismo, juntos, têm o potencial de mudar o mundo como um todo. O mais importante de tudo é encontrar o que se gosta de fazer e se dedicar”. Para ela, hoje a internet e todo o movimento empreendedor dá suporte às pessoas na hora de realizarem seus sonhos. “Deixem de sonhar e comecem a realizar”, aconselhou a empresária.” – Matéria Completa.

Finalmente, para quem quiser ver o vídeo do evento:

Obrigada mais uma vez pelo convite ao Fernando e a Juliana, que foram incríveis em todo o processo!

Um beijo

Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Instagram Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo