Oi gente!

Em leituras recentes, descobri que mais de 80% das pessoas, acho que foi uma entrevista com universitários, querem empreender! Eu acho muito interessante, mas não acho que devemos deixar de compreender as diferenças das coisas, pois o empreendedorismo está muito na moda.

Eu sempre trabalhei para os outros, durante 14 anos, para ser mais exata.. E não por isso, eu deixei de ser uma pessoa batalhadora, que me destacava ou que não ganhava dinheiro, pelo contrário eu fui IntraEmpreendedora durante todos esses anos. Esse termo conheci recentemente e amei. Ele nos remete a refletir em que pessoas, podem ser felizes trabalhando para os outros! Claro que sim!

Imaginem a GOL, linhas aéreas.. Hoje, o CEO, se chama Paulo Kakinoff.. Eu tive a oportunidade de conhecê-lo, muito que rapidamente, em uma convenção, quando ele era diretor de marketing da Volkswagen.. E você acha que a responsabilidade dele é menor do que a de um CEO que é o próprio dono do negócio?

Outra coisa muito comum que acontece é que, quando a Startup cresce muito, consegue investimento etc.. o “board” decide trazer alguém de mercado para tomar conta da empresa. Em TODAS as startups que cresceram muito, precisaram colocar em posições estratégicas (MKT, Financeiro etc), os IntraEmpreendedores… Nesses casos, eles entram com um bom salário e ações da startup.

Então, antes de você abrir seu negócio, é muito interessante trabalhar para alguém que te inspire! Nesses anos que trabalhei para os outro, tive três momentos que posso separar por seções:

– Concessionária VW em Salvador

Primeiro emprego que realmente ganhei dinheiro, comecei a fazer meu networking e no final, descobri que eu poderia ter vida além do empresa;

– Concessionária VW em Recife 

Aprendi que o mundo é capitalista, precisamos ser menos emotivos.. Mas do meu jeito, conseguia mostrar para o meu chefe a importância da humanidade.. Crescendo o departamento de 2 funcionários para 13, quando eu resolvi sair.

– Peixe Urbano

Horários flexíveis podem atrapalhar sua produção, se você não for disciplinado, se for, melhor coisa do mundo. Amor, muito amor pelo que fazíamos, muita veia intraempreendedora dentro daquele “aquário” tão incrível.

Em todos esses momentos aí, fiz mais que falei.. Fui, briguei, chorei, perdi, e em todos esses momentos, ganhei muito em conhecimento, em network, grana etc. Agora, depois dessa verdadeira universidade de conhecimento, resolvi compartilhar meu conhecimento com as pessoas, me tornando palestrante, ministrando cursos, escrevendo e tudo mais que ando fazendo… Mas a Talita IntraEmpreendedora, nunca vai morrer, pois do exemplo de gigantes, aprendi a valorizar e amar a palavra “trabalho”.

Reflitam! Beijos

Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Instagram Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo