Oi, galera. Tudo bem?

A solução de hoje promete sacudir os mercados de decoração e arquitetura de interiores com uma proposta de valor muito interessante. Imaginem um portal onde os designers exibem seus portfólios gratuitamente, no qual os clientes podem acessar informações bastante diversificadas sobre como decorar um ambiente, seja residência, home office, coworking e por aí vai… Um espaço perfeito para estimular a criatividade das pessoas que querem caprichar na decoração. Quem passa por aqui é a startup paulistana Viva Decora. O Diego Simon, cofundador e VP de Novos Negócios da startup conversou conosco sobre o funcionamento do negócio. Confira:

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?

O Viva Decora é uma empresa do grupo VivaReal, que tem mais de 8 milhões de acessos mensalmente. Esse canal de conteúdo reúne as melhores ideias de decoração, design de interiores e arquitetura em um site com artigos e galeria de fotos, para inspirar as pessoas que querem tornar as suas casas (atuais ou futuras) lugares especiais, bonitos e agradáveis.  Além disso, o Viva Decora aproxima os consumidores que estão planejando um lugar especial para morar e os profissionais que podem ajudá-los a criar o lar dos seus sonhos, por meio de uma vitrine de projetos prontos, com imagens de ambientes reais. O objetivo do Viva Decora é ser o melhor portal nacional de decoração, design de interiores e arquitetura.

A ideia surgiu após percebermos que as pessoas, depois que compram ou alugam um imóvel, têm uma necessidade grande de decorá-lo e reformá-lo, de acordo com seu gosto. Hoje, não existe um local para buscar essas informações de forma centralizada, está tudo muito fragmentado pela internet. Queremos ajudar ao máximo as pessoas que tem vontade de reformar, decorar e criar a casa dos seus sonhos. Nosso sonho é que cada brasileiro tenha a melhor casa possível, para si próprio e para a sua família, de acordo com seus recursos.

2 – Qual é o momento de sua startup?

Crescimento do inventário de fotos de ambientes e portfólio de profissionais; desenvolvimento de novas funcionalidades e realização de testes no produto para proporcionar uma experiência incrível aos usuários do site. Produção de conteúdo relevante para consumidores e profissionais, além da realização de eventos em parceria com entidades do setor de interiores em todo Brasil, buscando capacitar os profissionais para as novas tecnologias e técnicas de marketing digital.

3 – Como enxerga sua startup em 02 anos? Tem potencial de crescimento?

O mercado de decoração, móveis e reformas possui um potencial gigantesco. No Brasil, este mercado movimenta anualmente mais de R$ 100 bilhões em produtos e serviços, na sua maior parte fora da internet.

Nos próximos anos, a tendência é que aumente a migração de negócios para o ambiente online. Por isso, pretendemos consolidar um marketplace de reforma e decoração, unindo conteúdo de qualidade, interação de profissionais e consumidores, além de comércio de produtos de diversas  lojas e fabricantes.

4 – Qual é seu modelo de negócios?

O site é gratuito, tanto para profissionais, quanto para consumidores. Enxergamos oportunidades de negócio junto aos fornecedores do segmento para esses dois públicos, via publicidade e geração de novos negócios.

5 – Por que escolheu o mercado no qual está inserido?

É um mercado com alto potencial no Brasil e no mundo. Dados do Google, nos EUA, demonstram que as pessoas que estão procurando um imóvel têm quatro vezes mais chances de procurar por móveis e decoração. Por isso, enxergamos muita sinergia entre o portal de imóveis e o portal de decoração.

6 – O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual seu diferencial?

Nosso foco é no consumidor. Reunimos fotos de ambientes decorados reais, de qualidade, informações de profissionais e dicas de especialistas, tudo num só lugar, com ferramentas que ajudam a organização e consulta posterior dessas informações, para facilitar a vida das pessoas que precisam ou gostam de pesquisar sobre decoração e arquitetura. Também achamos importante ter conteúdos que engajem as pessoas, que são interessantes e necessários para elas. Partindo do princípio de que quem procura imóvel precisa decorar ou reformar este imóvel, oferecemos muitos conteúdos em relação a reformar a residência e melhorar a casa.

Mesmo com foco no consumidor, também somos uma ferramenta excelente para os profissionais. Oferecemos uma ótima oportunidade de visibilidade, com exposição gratuita de perfil profissional e portfólio de projetos, colaborando para uma gestão adequada da presença digital deles.

7 – Por que decidiu empreender?

Sempre quis construir projetos partindo do zero, pois o aprendizado nesta fase do negócio é gigantesco. Apesar da dificuldade e dos altos e baixos, é muito motivante sair da zona de conforto e usar a criatividade para buscar soluções em cada fase do negócio.

http://www.vivadecora.com.br/

Fase: Desenvolvimento de novas funcionalidades e melhora da experiência do usuário

https://www.facebook.com/vivadecora

https://plus.google.com/+VivadecoraBrasil/

Eduardo Benjó

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para Startups

Fan Page do Startups Stars

Startups Stars no Google +