Oi gente!

Muitos que acessam o blog, não sabem ao certo o que é uma startup.. E por se tratar de um portal desse tema, é importante esclarecer um pouco mais sobre o básico! Principalmente depois que comecei o MeninaExecutiva, mais curiosos sobre o mundo empreendedor começam a acessar aqui também.

Bom, Startup é uma empesa em fase inicial, que tem o foco de mudar o mercado com um modelo escalável. Opa, calma, vau explicar melhor.

facebook

Facebook

Sempre nos deparamos em problemas do dia a dia… Que gostaríamos de mudanças.. ou mesmo, que alguém tenha essa visão por nós. Vamos aos exemplos.. Quando o Facebook foi lançado, já existiam “redes sociais”, mas não da maneira que ele foi criado.. Quem já assistiu o filme, vai entender que no começo, eles não sabiam como ganhar dinheiro com isso (o modelo de negócio), mas sabia como escalar (os amigos convidando uns aos outros). A forma de monetização veio com o tempo, com a possibilidade das pessoas fazerem anúncios em suas páginas e atrair mais usuários às famosas fanpages!

Toda startup de tecnologia, precisa ser escalável, que esse modelo seja replicável. Isso significa que o problema a ser resolvido em São Paulo, deverá ser o mesmo em Floripa. Os casos mais recentes no Brasil são os aplicativos de táxi, como a 99Táxis, esses aplicativos resolveram diversos problemas: altas taxas cobradas pelas rádios-táxis,

99 taxis

99 Taxis

confiabilidade do usuário com o taxista e agora, com pagamento via app, que não tem perigo do cartão ser clonado. Eles conseguiram a escala, de maneira viral.. Onde o taxista convidava o outro para se juntarem ao 99. E eles mesmos fizeram a propaganda para os usuários. Mas não se enganem que isso é um padrão.. Esse boca a boa veio junto com diversas estratégias de marketing online + investimento dos sócios. Não existe milagre, existe muito trabalho.

Uma startp pode ser um site, um aplicativo, um dispositivo.. Qualquer produto inovador ou algo que não existia antes, como o site do meu amigo Flavio, o NamoroFake, inédito no mundo inteiro.

Para começar uma startup é preciso espírito empreendedor e curiosidade. Está tudo na WEB, em todo o Brasil eventos são promovidos simultaneamente e pessoas estão dispostas a ajudar.. Então, só depende de você!

Beijos

Talita Lombardi

@talilombardi

talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo