Oi gente!

O assunto de vendas é muito delicado em diversas empresas e a contratação do time é um pavor para diversas pessoas. Os motivos são diversos, tempo que você gasta com isso, a pressa que tem de resolver o problema e claro, o investimento que precisa ser feito. Normalmente, os executivos de vendas / key accounts / gerentes etc, são as maiores despesas da folha de pagamento.

Bom, mas o assunto é sobre a melhor forma de montar esse time de vendas.

Quando eu trabalhava na Volkswagen, eu sempre tive duas estratégias, tinha pessoas que vinham do mercado, com alguma experiência e isso, fazia com que as vendas acontecessem mais rapidamente, porém esse funcionário era muito assediado e não demorava muito em empresa alguma. Em contra-partira, eu sempre formei vendedores da minha maneira, de como eu gostaria que as pessoas trabalhassem.

A dica é, faça uma equipe mista. Se vai começar com apenas um, traga alguém que já trabalhe no ramo, solicite diariamente um relatório do que tem sido feito e muito importante, que tudo seja compartilhado (dados dos leads – emails, telefones, contatos tudo), muitas vezes os vendedores prendem as informações para se sentirem mais necessários na empresa.

Se for formar um vendedor, ele vai precisar passar metade do dia com você no primeiro mês e aos poucos, você vai sentir se ele pode “andar sozinho”. O acompanhamento ainda assim precisa ser diário e tudo devidamente ensinado.

Em ambos os casos não dá para desenhar um fluxo de vendas antes de entender o mercado. Acredito que podem ser feitas anotações para que no final de 02 ou 03 meses essa cartilha seja iniciada. Vendas é teste e “faro” para entender o caminho certo para se seguir. Mas quando se acha a rota certa, tudo se torna mais fácil.. Mas claro, é como um mapa da mina.. Nem sempre todo mundo consegue decifrar..

Ajudem os vendedores que eles podem ajudar e muito a startup de vocês… Só não os deixe trabalhando sozinhos!

Um beijo

Talita Lombardi

@talilombardi

talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +