Olá, pessoal!!!!!

Hoje a conversa é com uma startup que atua num setor muito importante para o nosso país: o esporte. Sabemos que os atletas batalham muito para ter divulgação e levantar patrocínio, e sendo o esporte essa chave de mudança na vida de tanta gente, o Atletas Brasil surge para ajudar na divulgação do trabalho e ampliar as possibilidade de levantar patrocínio. Para falar sobre a ferramenta, quem bate um papo conosco é o Fábio Bandeira de Mello, diretor executivo do projeto que participou do Start PB, programa de capacitação do Sebrae Paraíba, e ficou em 3º lugar no Sebrae Startup Day PB.


1 –  O que é sua startup e como surgiu a ideia?

O Atletas Brasil atua em duas frentes: no incentivo aos esportistas e às empresas a associarem suas marcas ao esporte. Hoje, são milhares de atletas em todo o país que enfrentam problemas de falta de divulgação e dificuldade em obter patrocínios. No Atletas Brasil, o esportista tem ferramentas para divulgar o seu trabalho, além de encontrar múltiplas possibilidades para arrecadar patrocínio. Outro diferencial é o trabalho específico com as empresas, através de assessoria, para que ampliem seu canal de marketing ao serem patrocinadores de equipes esportivas e atletas.

A ideia surgiu através de duas visões complementares.: a minha (Fábio), ao acompanhar e verificar através da minha profissão de jornalista esportivo, uma necessidade de visibilidade e patrocínio aos atletas, e também de Simone (atleta e administradora), que sente na pelo todo esse problema. Lançamos a versão beta da plataforma no dia 21/07 e atualmente estamos fazendo o cadastro de atletas e de empresas interessadas em patrocinar.

2 – Qual é seu modelo de negócios?

Temos três linhas no modelo de negócios implementadas hoje: comissão, e-commerce e prestação de serviço.

3 – Como enxerga sua startup em 2 anos? Tem potencial de crescimento?

Daqui a dois anos,  serão as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Então, o potencial de crescimento é enorme. Acreditamos que nos tornaremos um dos principais bancos de dados (big data) de atletas no país, como também um dos mais fortes meios que ligam empresas a atletas.

4- Porque escolheu o mercado no qual está inserido?

Além da afinidade, o esporte é hoje um dos negócios mais lucrativos do mundo. São as maiores cotas na área de comunicação, onde há bilhões de interessados, seja consumindo, participando ou assistindo.

Um paralelo interessante são as cifras que cercam os mercados relacionados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, a soma dos patrocínios esportivos no Brasil gira em torno de R$ 330 milhões/ano. O mercado brasileiro de roupas e equipamentos esportivos, segundo a consultoria americana NDP Group, gira em torno de 10 bilhões de dólares por ano. Diante do público B2B, o Atletas Brasil possui um mercado de alcance de até seis milhões de empresas brasileiras.  Além disso,  mais de 40 milhões de brasileiros praticam algum esporte em todo o país.

5-  Já recebeu prêmios? Investimentos? Participou de programas de aceleração?

Participamos do Start PB – programa de capacitação do Sebrae Paraíba. Ficamos em 3º lugar no Sebrae Startup Day PB com a honrosa entrega do prêmio pela nossa querida Talita Lombardi. E ainda fomos selecionados para subir ao palco do Demo Brasil Nordeste.


URL: http://atletasbrasil.com.br/

Fase: Cadastrando empresas e atletas interessados em patrocinar

Facebook: https://www.facebook.com/atletasbr

Breno Freire

contato@lapresse.com.br

http://www.lapresse.com.br/

Fan Page do Startups Stars

Startups Stars no Google +