A Importância de Começar Direito (e com um bom time) ao criar sua Startup

O cenário de startups está aquecido no Brasil, mas nem por isto estamos vendo muitos cases de sucesso. Existe muito interesse da mídia e um crescimento de novos empreendedores querendo criar novos negócios e surfar a onda. Meetups e eventos como Startup Weekend tem surgido em números cada vez maiores, demonstrando o aumento do meio. Ainda assim permanece o problema que muitas das novas startups não estão sobrevivendo. E aí, como ajudar a resolver isto?

Eu tenho uma ideia sobre o motivo: faltam boas equipes por trás das boas ideias. O coração de uma startup é a equipe, porém muitas startups falham por falta de bons times e um dos primeiros desafios da jornada do empreendedor é encontrar seus aliados. Assim como os heróis precisam de seus ajudantes, nenhum empreendedor pode seguir sozinho. É preciso encontrar não apenas pessoas que sejam boas tecnicamente, mas principalmente que compartilhem dos mesmos valores e tenham uma visão complementar.

Muitas ideias surgem, porém poucas se traduzem em negócios reais. A entrada de novos empreendedores tem sido grande, porém a permanência tem sido baixa. Isto pode parecer normal num ambiente de Startups, onde a incerteza é grande, mas o problema aumenta quando encubadoras, aceleradoras e programas de fomento não tem conseguido criar muitos casos de sucesso. Faltam boas ideias ou mercado? Não. O que está faltando são bons times. Isto é ponto passivo até mesmo entre investidores. O time é um fator decisivo em uma Startup, por isto precisa ser bem construído.

Não dá para achar um sócio em qualquer esquina ou apenas num papo em um meetup. Assim como não dá para encontrar o romance da sua vida e se casar em apenas dois dias. Você e sua equipe (sejam contratados ou sócios) devem ser complementares, como em uma banda ou em uma liga de heróis. Muitas equipes não trabalharam muito tempo juntas e passam por problemas de alinhamento de expectativas, até mesmo quanto à percentuais do negócio.

É necessário um misto de espírito de equipe, resiliência, competência e execução. Recentemente eu criei um workshop chamado Colisões (www.colisoes.com.br), para ajudar o empreendedor a ser um melhor membro de qualquer time de uma startup, inclusive a dele. A primeira edição começa no fim de Novembro de 2014 em São Paulo. Para os leitores do Startup Stars, existe um promocode exclusivo de 5% STARTUPSTARS ao fazer sua inscrição.

Está começando a sua jornada empreendedora ou está montando seu time? Lembre-se disto: é preciso alinhamento de visão e expectativas, relacionamento transparente e confiança acima de perfeição técnica.

Vinicius Machado

Vinicius Machado

Sobre o Guest Blogging:

Vinícius Machado, empreendedor digital, co-fundador da X4 Start e da comunidade Kolaborativa é também Community Manager da ABStartups. Já foi mentor no Startup Farm 2013, Mobile App Accelerator Camp da Microsoft este ano, Farm Day em Itajubá este ano e também é mentor de startups fora os processos acima citados. Em 2013 e 2014 foi avaliador do SEED-MG e recentemente participou da banca de avaliadores do Innovation Day no RJ e da DEMO Brasil, além de ter ajudado as startups finalistas deste evento a melhorarem seus pitchs.

http://www.startupsstars.com/