Boa tarde!

Mineiros invadem o Startups Stars! Brincadeiras a parte, Minas é um lugar que surgem startups incríveis. A de hoje é de Juiz de Fora, terra do Qranio. O Guilherme Guedes, é Co-Fundador e responsável por novas funcionalidades, marketing e comunicação do Trainee Mobile. Eles são uma aplicativo que vai ajudar estudantes recém-formados a encontrarem oportunidades como Traineers nas empresas, vamos conhecer um pouco mais?

O que é o Trainee Mobile e como surgiu a ideia?

“O Trainee Mobile é o primeiro aplicativo com conteúdo totalmente voltado para quem busca uma oportunidade profissional como trainee nas empresas.

A funcionalidade principal do aplicativo é a divulgação de todos os processos abertos e a possibilidade do usuário monitorar suas inscrições. Além disso o app disponibiliza informações, dicas e notícias sobre o assunto. Através de alertas no menu principal os jovens ficam sabendo sobre novos processos abertos, processos em destaque, e tem a possibilidade de seguir estes processos para não perderem nenhuma novidade.

A ideia surgiu da vontade de desenvolver uma ferramenta que fosse útil para um dos públicos alvo da nossa outra empresa SM3G Treinamentos e Desenvolvimento: Os formandos. Criamos o Trainee Mobile para ajudá-los à conquistar seus sonhos profissionais. Uma ferramenta onde eles pudessem ter acesso à todos os processos de trainee disponíveis com ferramentas que os auxiliassem a preparar-se para o desafio de ser selecionado.

Estamos na versão 1, desenvolvendo a versão 2 e já planejando a 3.

Nas novas versões os usuários terão ferramentas de preparação para os processos e haverá mais interação com as empresas ofertantes.”

 Qual o mercado potencial que vocês enxergam para sua startup?

“De acordo com estatísticas do INEP, em 2011 6.800.000 alunos estavam matriculados nas universidades e todo ano cerca 2.000.000 de novas matrículas são efetivadas. 900.000 formam-se anualmente e milhares inscrevem-se em programas de trainee.

No início do segundo semestre ocorre uma explosão de processos de trainees abertos em centenas de empresas.

Estes jovens profissionais precisam acompanhar dezenas de diferentes sites (de consultorias, blogs, das empresas ofertantes) para acompanharem os processos. Tempo esse que poderia ser utilizado na preparação para as seleções.

De acordo com estatísticas dos processos de trainee os inscritos são de 100 a 120 Mil pessoas por ano. Esperamos atingir 1/3 desse público no início do considerando o período de maturação do projeto nos próximos dois meses. Porém não nos limitaremos apenas aos graduandos em final de curso ou graduados. Nossa intenção é ser um preparador/capacitador de universitários para esses programas mesmo antes de estarem em tempo de candidatarem-se, assim atingiremos um público de aproximadamente um milhão de pessoas do pais.”

Qual foi o primeiro passo na hora de tirar a ideia do papel?

“Em 2009-2010 tivemos nossa primeira experiência com este público. Criamos o PortalTrainee que chegou a ter 2000 acesso diários e a ocupar a primeira posição com a palavra “trainee” no Google. Este foi o primeiro site especializado em conteúdo desta natureza. Devido a alguns problemas não fomos capazes de monetizá-lo e pivotamos em prol da SM3G Treinamentos e Desenvolvimento que no momento estava gerando receitas.

Decidimos reativar o Portal Trainee em 2013 porém trazendo algo novo para os usuários, seguindo as tendências emergentes de mobilidade.

O primeiro passo foi modelar a ideia e ouvir nosso público universitário da SM3G sobre a adesão que um aplicativo desses teria. As respostas foram motivantes e partimos para a criação do modelo de negócios e desenvolvimento da versão 1 do aplicativo.”

trainee mobile minilogo

Qual uma grande dificuldade que vocês já passaram ou passam e como resolveram/pretendem resolver?

“Uma das grandes dificuldades que enfrentamos é a falta de capital para investimento em marketing. Não dispomos de recursos financeiros para divulgar o produto nas mídias especializadas em público universitário e jovens profissionais.

Estamos desenvolvendo um trabalho viral, pedindo ajuda às empresas juniores, diretórios e centros acadêmicos, coordenações de cursos, e enviando releases aos meios de comunicação. Estas ações vem dando resultados pois na segunda semana conquistamos cerca de 1500 usuários, fomos destaque na página da Apple como “Melhores aplicativos novos”, ocupamos a 5ª colocação como aplicativo de negócios mais instalado e temos recebido boas avaliações de usuários, que para nós é o mais importante. Estamos cada vez mais ampliando estes contatos tete a tete. Pessoas de 24 estados+DF em 270 cidades já utilizam o aplicativo.”

Pode apresentar o time se quiser =)

“Guilherme Guimarães Guedes – Analista de Sistemas, especialista em gerenciamento de projetos, especialista Green Belt na Metodologia Seis Sigma. Experiência de 6 anos gerenciando projetos de implantação de softwares em multinacional metalúrgica.

Thiago de Mendonça B. dos Reis – Estudante de Engenharia de Produção, especialista em Gerenciamento Produtivo Total (TPM) atuando desde 2007 como líder que equipes de manutenção em empresas metalúrgicas e gráficas líderes de mercado.

Lorena Torres – Comunicadora e Jornalista recém formada, tem experiência com geração de conteúdos para web e redes sociais atuando em empresas e instituições de pequeno e médio porte.”

URL: http://traineemobile.com.br/

Fase: Em Busca de Investidores

Investimentos: Recebeu investimento da SM3G Treinamentos e Desenvolvimento

Facebook: https://www.facebook.com/traineemobile

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores