Olá!

De São Bernardo do Campo-SP para o resto do Brasil, uma startup que pretende mudar o modelo de venda de carros, onde o cliente cadastra o que deseja comprar e espera os vendedores entrarem em contato. Simbu é recém-lançado, mas tem metas agressivas para entrar em um dos mercados mais rentáveis, o automobilístico. Quem conversou conosco, foi o Everton Bandeira, responsável pela Área Comercial e Novas Parecias! Confira agora aqui no blog.

O que é o Simbu e como surgiu a ideia?

“O Simbu, é um marketplace para compra e venda de automóveis com um novo modelo. É o primeiro site do segmento que reúne compradores. A ideia surgiu a partir de uma necessidade, e alguns pontos não atendidos, atualmente, pelas opções disponíveis no mercado. Para procurar um automóvel, seja online ou offline, a única alternativa é sair procurando em diversos sites e lojas. Normalmente perdia-se o foco, fugindo do modelo desejado e também do orçamento, uma vez que o mercado de usados está altamente inflacionado.

Para vender, a opção era anunciar em um site de classificados, receber ligações e ofertas indesejadas por conta da exposição dos contatos, ou então, caso houvesse a necessidade de vender rápido o automóvel, perder 20% do valor entregando a um terceiro.
Com todas essas deficiências, a solução e o modelo que chegamos foi o Simbu. Pessoas interessadas em comprar automóveis, e dispostas a pagar um valor justo. Tudo isso juntou-se à enorme vontade de empreender compartilhada por ambos os sócios.”

Qual o grande diferencial de vocês, uma vez que diversas plataformas trabalham com revenda de veículos?

“O Principal diferencial é o modelo, o Simbu tem a informação mais valiosa para quem precisa vender um automóvel, que é justamente pessoas interessadas em comprar um determinado automóvel, e esta informação esta disponível a todos Pessoas e Revendas. As vantagens são exclusivas para quem utiliza o site, e para os dois momentos, da compra e da venda.

Ao utilizar o site para comprar, o usuário não tem custo e conta com total privacidade, um dos pilares do negócio. Funciona assim: ele registra os dados do veículo que procura, o site fornece todos os valores de mercado do modelo, valor FIPE, valor mínimo, máximo e médio e assim ele informa quanto está disposto a pagar, de forma rápida. Em seguida aguarda que os vendedores enviem as propostas.

Uma das vantagens, é que o comprador pode encontrar vendedores que não haviam anunciado seus veículos na internet e tenham pressa em vender, podendo concluir o negócio de forma rápida e vantajosa para ambos. Para vender, basta realizar uma pesquisa no site para localizar interessados e, ao encontrar pessoas querendo comprar o seu automóvel, é só se cadastrar e enviar uma proposta. Tudo de forma rápida e simples, focando na privacidade e assertividade.”

Qual a segurança que o usuário pode contar na hora da transação ou contato com o outro usuário?

“Este ponto ainda nos dá a oportunidade de mencionar outro diferencial, que é o inédito sistema de avaliação dos usuários no segmento. Durante o planejamento, uma grande preocupação mencionada por muitos entrevistados foi a segurança na negociação, tanto para a pessoa quanto referente à qualidade do automóvel.

Está é uma preocupação muito grande, por isso implementamos este sistema simples e objetivo que a cada negociação iniciada um usuário pode qualificar o outro, não apenas na concretização. Apesar do sistema, é importante mencionar que o Simbu não pode garantir a existência do automóvel e nem mesmo do outro usuário.”

Por que o nome Simbu?

“O objetivo era ter um nome fácil e que não remetesse especificamente a automóvel, então durante uma reunião de planejamento fomos para casa com a missão de trazer 10 opções cada. Foi então que uma delas, ao unir uma palavra que remete o que temos como missão que é ser simples (Simple), e outra que remete o nosso modelo comprar (Buy) surgiu o Simbu (Simple + Buy).”

simbu mini logo

Qual a grande dificuldade que vocês tiveram e como resolveram?

“O grande desafio como todo início é apresentar a marca, conseguir a confiança dos usuários para se cadastrarem no site. Um grande objetivo que tínhamos nos primeiros meses era conquistar a algumas notícias sobre o modelo e também sobre a marca Simbu, para passar mais tranquilidade aos usuários.

Felizmente este objetivo inicial foi alcançado, apesar de ser um desafio constante a conquista da confiança dos usuários, tivemos o Simbu publicado em 3 grandes mídias: Pequenas Empresas Grandes Negócios, no jornal impresso e online do Diário do Grande ABC e no StartupI.
E agora, se nos permitir no StartupStars”

Pode apresentar o time se quiser =)

“Somos 2 sócios – Everton Bandeira e Victor Ramos, focados na Estratégia, Comercial, Parcerias, Administração e Finanças.
A Natascha Ariceto é responsável pelo marketing e Assessoria de Imprensa e estamos a procura de alguém para ser responsável pela operação.”

URL: http://www.simbu.com.br/

Fase: Em busca de parceiros estratégicos

Facebookhttps://www.facebook.com/simbuoficial

Contatocontato@simbu.com.br

Nota

Show de bola Everton! Boa sorte!

Bjs

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/