Olá!

As empresas B2B estão com tudo no mercado e solução de pagamentos é um nicho que está sendo bem explorado pelos empreendedores. A iugu é uma gestora de pagamentos online para pagamento recorrentes (ex. assinaturas etc), que tem como seu grande diferencial a fácil implementação e o suporte, pois quando se mexe com dinheiro, as pessoas não gostam de esperar. A Rosi Rodrigues, direto de São Paulo, cuida do branding e atua como evangelizadora de produto, vamos conhecer um pouco mais?

O que é o iugu e como surgiu a ideia?

“A Iugu é uma plataforma para gestão de pagamentos online. A idéia surgiu das experiências empreendedoras dos sócios fundadores Patrick Negri e Marcelo Sequeira, que sentiram na pele as dificuldades da burocracia brasileira para montar uma startup. Os dois estavam tentando criar uma startup de serviço assinatura (SaaS) e sentiram muita dificuldade na questão dos pagamentos. Ao conversar com alguns amigos que também estavam empreendendo, notaram que a dor era comum para muitas outras pessoas e então decidiram resolver este problema. Iugu é uma brincadeira com a palavra em latim “iugo”, que significa conectar-se.

A Iugu facilita a vida de quem precisa fazer cobranças de forma recorrente, como serviços de assinaturas, pois possibilitamos que os dados de pagamentos sejam armazenados de forma segura. Ao fazer um pagamento, nossa plataforma permite que o cliente permaneça no ambiente de compra sem a necessidade de ir para página de intermediadores, além de automatizar toda a comunicação com o cliente, em caso de atrasos, e até mesmo suspender o serviço na falta do pagamento. Tudo na Iugu pode ser feito via API com poucas linhas de códigos.

Nossa missão não é apenas oferecer uma forma inteligente de cobrança, mas sim, utilizar os dados para oferecer Business Inteligente para o negócio.”

Vocês competem com os aplicativos de pagamento? Fala um pouco sobre o nicho que vocês querem trabalhar.

“Nós competimos com os intermediadores de pagamento, porém nossa solução vai além de autorizar uma transação. O mercado de pagamentos digitais no Brasil é nuvem nebulosa quando comparado com outros mercados, e cheia de peculiaridades. Ao mesmo tempo crescem os números de negócios online que necessitam de uma solução completa para fazer a gestão de cobrança e acompanhar o crescimento. E quando falamos nisso, nos referimos à proporcionar ao nosso usuário métricas valiosas, como saber quanto um cliente custa, quanto que ele gera para empresa até que cancele o seu serviço, qual a média de permanência de um cliente ativo, etc. Decidimos atuar neste segmento pois sabemos que existe uma parcela enorme de clientes insatisfeitos com as soluções atuais.”

Qual foi o primeiro passo na hora de tirar a ideia do papel?

“O primeiro passo foi adquirir a consciência que empreender, principalmente no Brasil, é algo bastante burocrático e arriscado. Por isto, antes de tirar qualquer ideia do papel, o essencial é saber aonde está entrando e quando é a hora de largar o emprego, de abrir a empresa e ter um plano. E não um plano de negócios, mas uma visão do que você pretende fazer e como fazer. É essencial que esse plano seja ajustado conforme você aprende com aquilo que coloca para fora, e assim vai continuando. Com o nosso plano inicial em mãos, investimos do bolso na primeira versão do produto, continuamos a coletar feedbacks e a fazer os ajustes, tanto no produto, quanto no plano. Essa receita, nos permitiu chegar com algo bem maduro na hora de levantar capital para ir full-time para o projeto.”

Qual o grande diferencial do iugu?

iugu mini logo

“Nosso grande diferencial é oferecer pagamento de forma simples para serviços online. O CTO ou desenvolvedor de uma empresa que precisa fazer a implementação de uma solução de pagamento digital, sabe que pode ser um pesadelo construir essa ponte. Nosso objetivo é diminuir essa barreira. Além das nossas soluções, que foram pensadas para os serviços que operam com o pagamento recorrente, cultivamos uma cultura focada no cliente. Acreditamos que quando se está lidando com o dinheiro das pessoas, o atendimento não pode esperar, então focamos em oferecer o melhor suporte de pagamentos online.”

Pode apresentar o time se quiser =)

“Nossa equipe é composta por seis integrantes. O Patrick Negri é nosso CEO, além de cuidar nos negócio seu foco principal é entender os problemas de cada cliente e construir uma cultura que nos inspira; O Marcelo Sequeira, cuida de operações e gerenciamento. Ele faz a nossa roda girar aqui dentro; O Alexandre Paez cuida da tecnologia e é responsável por transformar nossas histórias em funcionalidades; O Brayan Trevizan faz o suporte de tecnologia. Aonde quer que tenha algo para resolver, ele está lá; O Giovani Alves faz a nossa direção de arte e designer. É ele quem ajuda a criar a linha minimalista da nossa identidade visual; E a minha missão como evangelizadora de produto é levar um pouquinho da Iugu para fora a cada dia =].”

URL: http://iugu.com/

Fase: Em busca de clientes estratégicos e investimento

Facebookhttps://www.facebook.com/go.iugu

Twitterhttps://twitter.com/iugu

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores