aceitaFacil | Startup da Vez

Boa noite!

Hoje estamos comemorando 150 startups entrevistadas aqui no blog! Para celebrar, trouxe uma startup de um amigo querido, eles foram aprovados pelo SEED-MG, vão participar do Campus Party e ainda tem muita coisa boa acontecendo para eles. O entrevistado foi o Cláudio Ortiz Meinberg, a startup deles é uma solução de pagamento mobile, um mercado que só tem a crescer aqui no Brasil, então conheçam um pouco mais a história deles, de São Paulo e agora BH, para todo o Brasil!

O que é o aceitaFacil como surgiu a ideia?

“Olá Talita, primeiramente gostaria de parabenizar você e o StartupsStars pelo excelente trabalho realizado e agradecer pela oportunidade de falar um pouco sobre o aceitaFacil.

O aceitaFacil é uma solução que permite ao empreendedor focar no seu negócio enquanto nós cuidamos dos pagamentos.
É uma plataforma B2B para receber pagamentos in-app de implementação instantânea, acompanhada de recursos analíticos e orientada aos novos modelos de negócio.

A ideia surgiu pela falta de opções excelentes para receber pagamentos online, as soluções disponíveis são ora caras, ora de integração complexa, ainda que quase sempre incompletas.

A internet de hoje, principalmente os aplicativos de consumo (taxi, delivery, motoboy, assinaturas, etc), dependem de transações financeiras, todavia falar sobre pagamentos é sempre uma coisa chata, perde-se tempo, ficamos sem controle sobre os registros entre outros problemas, foi assim então que desenvolvemos a plataforma focada no empreendedor e não nas instituições financeiras como ocorria até então.

Qual o grande diferencial de vocês, uma vez que diversas plataformas aceitam pagamentos via mobile?

“Diferenças são várias, mas a que mais nos orgulhamos é ter o empreendedor em primeiro lugar.

Somos empreendedores então modelamos nosso negócio para oferecer facilidade e benefícios a todos os empreendedores, a “experiência incrível” é nossa meta, desde a implementação, a experiência do usuário durante o checkout, o acompanhamento da empresa até a relação com clientes e suporte técnico.

A integração a partir de uma linha de código é também algo que nos empolga, aliás, estamos inclusive removendo esta linha de código, para o SDK do WindowsPhone por exemplo, não é necessária nada de programação para começar a receber pagamentos, arrastou, soltou, e pronto, o app tem um checkout.”

Quais são os parceiros que vocês conseguiram até agora, fala um pouco sobre esse dia a dia?

“Nossa, esses são alguns dos momentos que mais nos motivam. Parcerias “ganha ganha” tem aparecido diariamente, (graças a Deus rs) até porque acreditamos que este pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Quando um desenvolvedor, um empreendedor ou até uma empresa de grande porte acredita em nós, é mais um empurrão que nos joga para frente, mais uma validação de nossa ideia e muitas vezes mais um negócio fechado.

A primeira parceria que começamos a estudar foi com a agencia responsável pelo evento TNW no Brasil, em seguida a Nokia, Microsoft, Amazon, DeviceLab, StartupHouse, Intellecta, Aceleratech, Wayra, SEED-MG, Cielo entre outras.

Além destas empresas e aceleradoras, há uma série de startups e empreendedores que confiaram em nós, alguns deles já em fase de homologação para utilizar a plataforma em seus aplicativos.

Conforme mencionei acima, entendemos que a relação com os usuários da plataforma não é simplesmente uma relação comercial, é parte da cultura aceitaFacil tratar como parceiros todos os utilizadores ou interessados, desta forma não temos e não teremos clientes mas sim parceiros e mais parceiros.

Diariamente conversamos com todos que se interessam, independente do tamanho, estágio, proposta, queremos aprender o máximo sobre o negócio de todos para oferecer soluções e facilidades cada vez mais aderentes e atrativas. Com esta filosofia acreditamos que muito rapidamente nos tornaremos influenciadores do mercado de pagamentos eletrônicos.”

aceitafacil minilogoQual a grande dificuldade que vocês tiveram e como resolveram?

“Ah, hehehehe, está é difícil… Não sei nem por onde começar rs…

Empreender não é fácil em nenhum lugar do mundo, e no Brasil não poderia ser diferente.

Os primeiros “blockers” que encontramos foram na burocracia, constituição de empresa, abertura de conta bancária, acordos com adquirentes etc.

Não há muito como fugir disso logo acaba saindo um pouco do nosso controle, mas tudo que começa a demorar de mais ganha minha atenção pessoal (e as vezes presença) diária rs, o banco por exemplo, quando começou a demorar eu comecei a frequentar a agencia diariamente, 10h em ponto estava eu sentado na cadeira da gerente, alguns dias antes mesmo dela chegar, era o máximo que eu podia fazer, um pouco de pressão, mas acho que funcionou rs…

Outro ponto importante foi uma alteração a nível federal nos arranjos de pagamento, que agora são regulamentados pelo Banco Central do Brasil, integrando o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Estas alterações que vieram em uma lei, 2 resoluções e 4 circulares nos assustaram um pouco, entretanto como tenho experiência em gestão de risco, estávamos acompanhando tudo muito de perto, logo quando a regulamentação saiu, foi relativamente rápido para nos adequarmos aos critérios. 

Ah, não posso esquecer de mencionar o time de advogados que acompanha tudo muito de perto para garantir a operação nos critérios da lei protegendo a nós e principalmente aos nossos parceiros e seus clientes.”

Pode apresentar o time se quiser =)

“Hoje nosso time é composto de 5 pessoas:

Eu, Claudio Meinberg, atualmente divido meu tempo entre CEO e CTO, sempre fui apaixonado por tecnologia, profissionalmente comecei aos 17 anos na Sistran como programador/analista, de lá passei pela PwC, Intel, Microsoft e Bematech.
Fundei duas empresas de serviços (software depois marketing digital) e outras duas startups, ConsultaClick hoje presente em 4 países e FanFuel.co na Australia.
Paulistano apaixonado pelo mar, meu sonho é virar caçador de tesouros.

Aleksandar Stojanoski, COO, é meu co-fundador, responsável por muitas das atividades do dia a dia, me auxilia também na parte estratégica.
Co-fundador e COO da startup jooce.com, recebeu aporte de EUR 1,15M do fundo Mangrove Capital Partners. Anteriormente trabalhou na Câmara de Comércio Internacional (ICC) sendo responsável por TI, e-business, impostos e regulações de comércio internacional.

Milton Camara, Head of Development, atualmente é o responsável pelo desenvolvimento dos SDKs. Programador experiente já trabalhou na Diebold desenvolvendo softwares para caixas eletrônicos (ATM), desenvolveu webservices e portais para a indústria de turismo entre outros.

Tem dois whippets e recentemente iniciou sua carreira como piloto de aero-modelos.

Ciro Boro, SM, é o responsável por todas as redes sociais.
Formado em comunicação e multimeios pela PUC-SP foi sócio fundador da MOHlab Social Media.
Autodidata, divide seu tempo entre gastronomia e a fotografia.”

URLhttp://aceitafacil.com/

Fase: SEED-MG / Em busca de parceiros estratégicos

Facebookhttps://www.facebook.com/aceitaFacil

Contato: contato@aceitafacil.com

Nota

Cláudio querido, vocês arrasam! Muita sorte para vocês!

Beijos

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados