Boa tarde!

Existem diversos tipos de marketplace no Brasil e esse, em especial, me chamou muito a atenção, pois dentro do mercado de logística, ainda temos muitos problemas por aqui. Então, vendo essa oportunidade, uma empresa americana  desembarcou no Brasil, com seus mais de 18 MM de dólares em investimentos, para a expansão internacional.

uship

Ela vem com diversos prêmios pelo mundo afora.. Entrevistamos a gerente de operações aqui do Brasi, a Marina Parise. Conheçam hoje no Startups Stars a uShip!

O que é o uShip e como surgiu a ideia?

“A uShip é o maior e mais confiável mercado de transporte online do mundo, conectando clientes com transportadoras de forma simples, rápida e gratuita.

Os clientes anunciam as remessas que desejam transportar e recebem cotações em forma de lances (como um leilão) de milhares de prestadores de serviço como grandes transportadoras, proprietários de veículos e até transportadores independentes, todos avaliados por clientes.

Quando as transportadoras tem espaço vazio em seus caminhões no frete de ida ou de volta, elas utilizam a uShip para preencher o espaço extra, oferecendo preços mais acessíveis. O nosso aplicativo móvel e nossas ferramentas de pesquisa avançada permitem que transportadores encontrem cargas nas proximidades e ao longo de suas rotas.”

A ideia: A uShip nasceu na traseira de uma caminhonete de mudanças alugada. O Fundador e Diretor Executivo da empresa, Matt Chansen, estava se mudando de Seattle para o Texas e ao mesmo tempo sua mãe estava tendo muita dificuldade em enviar uma cômoda de Ohio para o Texas. Quando Matt foi buscar a caminhonete de cerca de 2,5 metros que havia alugado, o veículo não estava disponível e ele teve que levar um caminhão de 6 metros. Enquanto dirigia o caminhão praticamente vazio para o Texas, Matt não parava de pensar se não haveria, em Ohio, alguém em uma situação semelhante que tivesse espaço suficiente para transportar a cômoda de sua mãe. No ano seguinte, ainda com a ideia na cabeça, Matt começou a estudar na Universidade do Texas, onde se uniu aos colegas Jay Manickam e Millsap Mickey, do curso de MBA, para desenvolver um projeto neste sentido. Juntos, os três aprimoraram um plano de negócios para tirar proveito de todos esses caminhões vazios nas estradas e tornar o transporte mais acessível.”

 

Time uShip

Time uShip

Vocês são uma empresa mundial, como foi a decisão de vir para o Brasil?

“O Brasil tem uma característica única, que é o volume de pessoal que está procurando as soluções online e tem o mesmo problema que os EUA no setor de transporte: ser muito segmentado e, por ser um país continental, existe o problema da integração logística. Nós vemos um potencial incrível no Brasil e acreditamos que o sucesso pode ser muito semelhante ao sucesso da plataforma aqui nos EUA.”

Temos ainda grandes problemas com logística, como vocês podem ajudar aqui no Brasil, a partir da experiência internacional?

“A integração logística pode ser otimizada pelo uso da nossa plataforma inovadora, que consegue unir os interesses do cliente e dos transportadores. Um dos pontos positivos é que a uShip promove o transporte de carga fracionada, onde várias cargas são transportadas no mesmo frete, assim como permite que transportadores possam criar uma rota de transporte tanto na ida, como na volta da viagem. Esse tipo de integração pode beneficiar os transportadores, que sempre terão a opção de aumentar sua renda e preencher seu caminhão, como também aos clientes que podem achar um sistema de transporte bem mais barato que o convencional.
Além de conectar milhares de remessas à caminhões com espaço extra, a uship ajuda a diminuir o número de caminhões vazios na estrada e economizando milhões de reais no custo do transporte de cargas, como também ajudando o meio ambiente com a a redução das emissões de carbono.”

Como vocês monetizam a empresa?

“O transportador e o cliente se cadastram e anunciam de graça no site. Somente quando a transação é bem sucedida, é cobrada uma taxa em cima do lance, que geralmente varia entre 8% e 15%.”

URLhttp://www.uship.com/br/

Fase:  uShip recebeu investimentos da Benchmark Capital, da DAG Ventures e da KPCB, totalizando em US$ 28 milhões. O mais recente foi o investimento da KPCB no final de 2012, de US$ 18 milhões, o que foi usado para a expansão internacional. Você pode ler mais sobre os Co-Founders aqui: http://www.uship.com/about/executives.aspx

Prêmios:

– Greater Austin Business Awards – Vencedora na Categoria Meio Ambiente (2011)

– Inc. 500 Fastest-Growing Private Companies (2010)

– Location Labs Developer Contest – Primeiro Prêmio (2010)

– Red Herring’s North America 100 List (2010)

– Melhores Empresas para Trabalhar – Austin American Statesman (2010, 2011, 2012)

– TreeHugger’s best of Green Awards (2010)

Facebookhttps://www.facebook.com/ushipbrasil

Twitterhttps://twitter.com/uShipBrasil

Contatoajuda@uship.com

Vídeo:

[youtube id=”http://youtu.be/FUcNBfvhsDU” width=”600″ height=”350″]

 Nota

Mariana, muito obrigada pela participação! Vou com certeza compartilhar muito sobre a empresa de vocês! Contem comigo para o que precisarem!

Bjs

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/