Boa Tarde!

Mais uma startup portuguesa aqui no Startups Stars! O mais legal é que é um tema que nunca falamos antes, uma startup de música. Se chama wavecat, você cria sua playlist a partir do Youtube ou do soundcloud e pronto, pode curtir a vontade as preferidas. O Rui Vilela faz a parte da divulgação da plataforma e foi quem respondeu nossa entrevista. Eles ainda contam com um patrocinador para manter o site funcionado, o substância digital (http://substanciadigital.com/) .

O que é o wave.cat e como surgiu a ideia?

O wave.cat é uma plataforma em que qualquer pessoa pode criar uma playlist através de músicas (Link/url) do youtube ou do soundcloud. De modo a que seja fácil de partilhar.

O utilizador faz log in através da facebook, twitter ou soundcloud, e pode logo começar a criar playlist. Basta fazer copy/paste do link do youtube ou do soundcloud. As playlists são como páginas pessoais em que desde das imagens, e fundos são personalizáveis.
Para além disso qualquer criador de uma playlist fica com um link próprio. Isso faz com que a partilha seja mais fácil.

A ideia surgiu do Pedro Esperança, que é um programador dedicado a seu código. Como a maior parte das pessoas ele gosta de ouvir música para trabalhar, no entanto reparou que para ouvir música tinha que estar sempre a trocar de música, ou estava cheio de anúncios, mas acima de tudo onde quer que fosse não sentiu que houvesse música sem parar, para não interromper o seu fluxo de trabalho.

Pediu a um amigo Manuel Meneses Morais, que tem muitos conhecimentos de música jazz, cria-se uma playlist que o esperança meteria num site para que as pessoas pudessem ouvir a escolha do Manuel. Surgiu assim a primeira página do wave.cat. Ao reparar o sucesso desta página O esperança decidiu dar a possibilidade de qualquer pessoa puder criar um wave.cat (a sua própria playlist).”

O que você acha que é o grande diferencial de vocês para atender ao público que gosta de música, uma vez que existem muitas empresas que trabalham nesse mercado.

“A grande diferença do wave.cat para outra plataforma de música é o facto de a música não parar. Não existem anúncios irritantes a interromper as músicas, nem anúncios dentro do site que torna a visita desagradável para o utilizador.
Para além disso o facto do a música serem provenientes do soundcloud e do youtube faz com que se possa criar playlists com qualquer tipo de música.

wavecat iconeO site também é bastante personalizado é bastante apelativo visualmente.”

Como pretendem monetizar a startup?

“Como foi dito anteriormente o wave.cat é quase como se fosse uma anti-startup. O nosso propósito é mais numa de tornar a divulgação de música fácil, não propriamente procurar o lucro. No entanto temos objectivos comuns de muitas startups que são plataformas, queremos criar do zero uma comunidade gigante de música e de músicos.

Aceitamos donativos e no futuro vamos fazer merchandise, mas isso é mais para pagar algumas despesas que surjam de ter uma plataforma deste género.”

Conta a maior dificuldade que vocês tiveram até agora e como vocês conseguiram resolver.

“A maior dificuldade que provavelmente tivemos até agora é ter os primeiros utilizadores na plataforma. As pessoas estranham sempre algo que é novo, principalmente quando é gratuito. Felizmente sites como o reddit e o stumbleupon facilita a divulgação.”

A equipa é constituída por:

“Pedro Esperança, programador

Manuel Meneses Morais, curador

Rui Vilela, Marketing e PR”

URL: http://wave.cat/

Situação: Investimento Pessoa + Patrocínio

“Como é óbvio não poderia esquecer o nosso patrocinador substância digital (http://substanciadigital.com/) que permite que este “gato” (o wave.cat) fique vivo. Eles são responsáveis pelo host do plataforma, o que permite que o site esteja sempre operacional e acima de tudo rápido. “

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Wavecat/455991577771180

Twitter: https://twitter.com/wavecatmusic

Google+: https://plus.google.com/u/0/117745373686974164106/posts

Nota

Rui, muito obrigada por compartilhar a plataforma de vocês! Adorei o gatinho! Sucesso!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +