Entrevista Atualizada em 11/02/2015

Boa tarde!

Hoje no Startups Stars uma rede social dos sonhos, de comida! O Pip nasceu em Jaraguá do Sul – SC, nesse momento está sendo levada para Brasil com muito sucesso, contando com mais de 35K cadastrados e com uma crescente incrível. Quem conversou conosco foi o Guido Jackson, Co-Fundador, responsável pelo Comercial e Marketing.

O que é o Pip! e como surgiu a ideia?

“O pip.pe é uma plataforma que permite as mesmas interações das redes sociais tradicionais tais como, postar, gostar, compartilhar entre outras. Agregando duas funcionalidades inéditas e fundamentais, espaço e foco para receitas com suas tags e ferramentas de pesquisa permitindo que, ao contrário das redes sociais onde a informação passa e some como num rio corrente, a informação possa servir de inspiração e possa ser pesquisada como numa galeria de arte. É uma solução que utiliza e potencializa o hábito das pessoas postarem fotos de comidas em Facebook, Twitter, Instagram, etc… Nestas ferramentas estas postagens perdem-se na timeline, complicando muito a posterior pesquisa e colecionamento destas fotos. Além disto, estas redes sociais não são feitas para postagem de receitas.

Pivotamos diversas vezes e pelo rápido crescimento de usuários cremos que é uma necessidade real que as pessoas tem de exibirem seus dotes culinários, acompanharem o que outras pessoas consomem e/ou cozinham, aliados a possibilidade de se organizar estas receitas, se buscar posteriormente quando se queira prepará-las, se organizar eventos, jantares, confrarias, etc… tudo isto na nuvem, web e mobile. É uma solução independente destas redes, é uma rede segmentada, porém conectada.”

Iniciar uma rede social não é muito fácil e rentabilizar ainda mais difícil, como pretendem monetizar o Pip! ?

“Gratuito para os usuários, Gratuito na conta básica para Blogueiros e chefs, Anúncios cobrados por CPM, Cobrança de conta premium para Blogueiros e chefs. A http://www.zenithoptimedia.com prevê que em 2013 sejam investidos US$ 114 Bilhões em publicidade online, sendo que o crescimento deste tipode mídia para os próximos anos será na casa dos 20% anuais em detrimento das mídias impressas que vem apresentando queda constante no seu faturamento. Subdividindo-se este prognóstico, redes sociais serão responsáveis por um crescimento anual de 30%. O Pip! é uma rede social bastante focada sendo muito relevante para os anunciantes”

pip rede social de comida

Pip! Rede Social de Comida

Como vocês cuidam dos direitos das receitas, imagens essas coisas?

“Somos uma plataforma, o conteúdo é colocado e, assim como nas demais redes sociais não comercializamos o conteúdo e o usuário o disponibiliza para uso público.”

Conta a maior dificuldade que vocês tiveram até agora e como vocês conseguiram resolver.

“Temos uma grande experiência em gestão, desenvolvimento, design e engenharia, o que nos faltou, e ainda faz falta, são desenvolvedores. É um grande e constante desafio. Atualmente conseguimos uma relação muito boa com desenvolvedores de outros “startupeiros” que participaram conosco do StartupSC e que estão contribuindo muito no desenvolvimento da plataforma.”

Pode apresentar o time se quiser =)

Thomaz Palma Santos – Engenheiro e co-founder, larga experiência em gestão de desenvolvimento de produtos, Rodrigo Boscaini de Freitas, Designer e co-founder, com grande experiência no designe de produtos, Guido Jackson, Administrador e co-founder com anos de experiência comercial, marketing e CEO de empresa de produtos de consumo com atuação internacional, Clara Bretzke, gestão de conteúdo, Zé e Emílio, desenvolvedores cariocas radicados na Santa e Bela Catarina.

URL: http://pip.pe/

Fase: Em Busca de parcerias / investidores estratégicos

Facebook: https://www.facebook.com/PiPeuquero

Twitter: @pip_eu_quero

Prêmios:

Vencedor do StartupSC, primeira edição,uma das cinco melhores Startups de SC,  selecionada pelo programa do Governo de SC + SebraeSC para participar da missão  TechCrunch em Setembro.

Contato: contato@pip.pe

Nota

Guido, muito bom! Estou com medo de ficar viciada na sua rede, eu adoro comida!! Parabéns e boa sorte no TechCrunch!

Bjs

Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Instagram Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo