Boa Noite!

Hoje, aqui no Startups Stars,  um convidado muito especial, o Paulo Cézar do Sebrae RJ, ele é responsável por projetos estratégicos e está focado nas startups. Eles desenharam um projeto incrível para ajudar as empresas, capacitando os empreendedores. O projeto se chama Sebrae StartupRJ e as inscrições vão até o dia 12 de julho, ainda dá tempo de se inscrever! O Paulo, me explicou sobre o projeto no último Startup Rio, e sei que será um sucesso.

Talita: Paulo, me conta um pouco como você veio parar no mundo das startups.

Paulo: “Para falar como cheguei a esse mundo, é preciso contar um pouco da minha trajetória no Sebrae/RJ. Após passar pela assessoria da presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, passei a assessorar a Diretoria Executiva, que exerci até setembro de 2012, quando, sabendo que eu era proveniente da área de tecnologia, a Diretoria de Desenvolvimento me convidou a tocar o projeto de Startups de base tecnológica do Sebrae/RJ. Até esse momento não fazia a mínima idéia do que eram empresas startups. Graças ao grande Google e aos posts na internet, sobre esse assunto, pude dar meus primeiros passos. Mas o meu mundo realmente mudou quando fui a Campus Party, lá foi a minha grande escola, pois tive a oportunidade de não somente conhecer o Coordenador do Programa das Startups do Sebrae Nacional, mas conviver com todo os grandes players, mentores e articuladores desse mercado.

Hoje, graças a eles e a tudo que me ensinaram e que continuam me ensinando, temos um projeto estruturado e voltado para esse mercado. É agora que o trabalho começa.”

sebrae

Projeto para Startups – SebraeRJ

Talita: Fala um pouco sobre esse projeto do SebraeRJ e as startups.

Paulo:” O projeto está baseado em três pilares: o primeiro pilar é o de capacitação, que tem por objetivo preparar idéias avançadas a se transformarem em negócio e Startups iniciantes a se prepararem para entrarem nesse ecossistema; o segundo pilar é o de promoção, o objetivo é levar as Startups com um certo nível de tração a divulgarem seus produtos em programas de diversos segmentos desenvolvidos pelo Sebrae/RJ (moda, turismo, economia criativa, petróleo e gás, etc.); por último o pilar de mercado, levando as Startups a comercializarem seus produtos via rodadas de negócio e outras ações que alavanquem seus negócios.”

Talita: O que os empreendedores podem esperar dos cursos se forem selecionados? Quem serão os mentores/consultores que irão apoiá-los aos sábados e os detalhes que você acha relevante?

Paulo: “A capacitação, que inicia-se dia 20/07, foi desenvolvido e será ministrado pela Bizstart. Nesse programa todos os conceitos conhecidos serão abordados, tais como: Lean Startup, Canvas, Design Thinking, Storytelling, Piching, MVP, etc.. Além disso teremos 2 encontros, onde levaremos o grupo a conhecer Aceleradoras e Investidores, para que eles, “inloco”, conheçam como funcionam e pensam. Essa será, sem dúvida, uma experiência para quem participar, mas tem um ponto muito importante que é o compromisso, pois quem participar não poderá abandonar, sob pena de não mais poder participar de ações do projeto.”

Talita: O que você acha que precisamos melhorar no cenário das Startups de tecnologia no Brasil?

Paulo:” Os ecossistemas estão se desenvolvendo, em alguns estados já estão bem desenvolvido, mas, em minha opinião, para as Startups conseguirem tração precisam saber pensar negócio, se profissionalizarem, saindo do campo das idéias e colocando em prática seus negócios. Pararem um pouco de pensar que só obterão sucesso se tiverem investimento. elas precisam saber como acessar corretamente esse mercado.”

Talita: Como as pessoas ligadas as startups, os prestadores de serviços, podem contar para ter ajuda do Sebrae?

Paulo: “A ajuda do Sebrae/RJ está calcado nesses pilares capacitação, promoção e mercado.

Esse projeto não foi desenvolvido por mim e sim por todos os players desse ecossistema. Ele está começando e somos uma Startup também, procurando testar nosso modelo de negócio.”

Nota

Paulo, muito obrigada por compartilhar um pouco o projeto de vocês, o blog está a disposição para divulgar os resultados do projeto!

Galera do Rio, inscrevam-se: http://n.startupbase.net/arena/sebrae-startuprj

Até Amanhã!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +