Bom dia gente!

Ontem eu estava em um meetup e me dei de cara com esse tema, que gostei muito.

03 meses atrás, a Nike junto ao TechStars, fizeram uma parceria para uma nova aceleradora, e que algum desses projetos poderá ser utilizado para ajudar a resolver algum problema que a Nike tem ou ela perceber a oportunidade dessas novas ideias. Acho isso mais que fantástico e aqui no Brasil, poderia ser de muito valor essa união entre as gigantes e as pequenas, mas ao mesmo tempo ousadas e inovadoras.

Como isso pode acontecer aqui no Brasil? Claro que as aceleradoras podem intermediar essa conversa, mas é preciso pessoas do mercado para iniciar o diálogo. Existem centenas de “Key Accounts” que trabalham ou trabalharam em grandes instituições, onde o seu papel era de ter contato com esse pessoal, para fazer algum tipo de negócio, ou mesmo envolver uma pessoa dessa dentro do projeto Startup Brasil para fomentar novos negócios, seria sensacional. Não precisaria ser alguém que fizesse todo o processo, mas que iniciasse dele, pois como foi dito ontem no Meetup, muitas dessas empresas tradicionais desconhecem o significado de “start-up”.

Acho que precisamos pedir mais ajuda as pessoas do mercado tradicional para crescermos, envolvermos todas as pessoas com a inovação tecnológica. Eu tento ensinar às pessoas que conheço um pouco sobre o “mundo” que eu “vivo”. Esse mundo tecnológico, sem limites.. Todos nós que somos do meio, precisamos fazer isso. Digo isso porque com certeza, algum amigo seu trabalha em alguma grande empresa e que pode acabar levando o assunto para os seus chefes, num bate papo informal e o assunto poderá ser levado mais a sério.

Nossa parte é essa, expandir o assunto. A parceria, ou o pontapé inicial com o mercado corporativo, pode ser “financiado” pelas aceleradoras e ou Governo, trazendo alguém legal do campo tradicional para conversar com as pessoas chaves do mundo off-line.

Depois disso, é entender o problema das empresa e começar a desenvolver novos negócios, 100% B2B.

O que vocês acham?

Reportagem da Nike e TechStars

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +