Boa Noite!

Esse tema foi um dos mais abordados essa semana com as pessoas que falam comigo dentro do Facebook e Skype, as vezes não tenho muitas soluções a dar para todas as perguntas, mas pensei um pouco e vamos juntos começar uma discussão.

Exemplo quase que real, “Talita, quero fazer um marketplace para vender bolsas de marcas das maiores empresas, então como as mulheres adoram bolsas elas vão entrar lá e comprar”. A ideia não foi essa, mas tentei fazer uma coisa parecida para vocês entenderem meu ponto de vista. Fiz uma pergunta: “Você conhece alguma fabricante dessas marcas?” e a resposta foi “Não”. A partir daí, acredito que antes que seja feito todo o projeto, é legal trocar uma ideia com as fabricantes. Pesquisar como funciona o site delas, quais são as parceiras que têm, se vocês identificam alguma abertura para possíveis parceiras.

Começar do zero sem conhecer ninguém, pode dar certo, mas é um trabalho mais difícil de se conseguir. Os clientes “âncoras” ajudam a trazer os menores, então sem conhecimento de mercado, você estará competindo com sua própria limitação. Outra opção é chamar para sócio alguém do meio, que já trabalhou na indústria de moda por exemplo.

Pode-se criar um protótipo para mostrar ao parceiro como seria o site, mas não façam toda a programação inteira e identifiquem os problemas depois, o lado bom é que você pode aprender que é preciso pesquisar, conversar com pessoas antes de desenvolver as coisas, o lado ruim é a frustração de não conseguir desenvolver e ou escalar o seu projeto.

Depois se o projeto tem como finalidade ser levado para outras cidades, será mais fácil mostrar exemplos de sucesso de onde iniciou o processo para a aquisição dos novos parceiros.

Muitas vezes sua ideia pode ser sensacional, muitas pessoas têm ideias assim. Mas as boas ideias são as simples, que podem se executadas.. Escutem as pessoas e o somatório da sua idea + feedback dos usuários (podem ser amigos) + feedback dos possível parceiros podem te transformar em uma verdadeira startup de sucesso, que vou ter o prazer de entrevistá-los para o blog!

Bjs

Até amanhã =)

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +