Vendedor não faz milagre em startups

Vendedor não faz milagre: Esse é um tema que tenho abordado bastante com empreendedores que estão perdidos quanto a área comercial de uma startup (ou qualquer negócio).

Os vendedores sozinhos, não farão com que sua startup decole. Mas vamos pensar um pouco antes, na concepção da ideia.

Os parceiros já existem sem você e continuarão existindo, mas vocês não sobreviverão sem eles, então relação comercial é a base da sua empresa, não a tecnologia que você irá desenvolver.

Vendedor não faz milagre, o que fazer?

A primeira tarefa de casa é fazer visitas frias, você empreendedor, para ouvir o que os empresários precisam, mas não precisa falar sobre o que você está fazendo, é mais um bate papo informal, como nós brasileiros gostamos de fazer.

Em um restaurante por exemplo, sondar o que o empresário pensa sobre essas “novas empresas de internet”, onde eles precisam melhorar, dificuldades e no final, você pode falar que ouviu uma empresa surgindo e notar as reações.

Produto encaminhado? Você empreendedor, precisa fazer as primeiras visitas.

O quanto seu produto é bom, não será o assunto que você irá abordar, a não ser que o parceiro pergunte, normalmente eles querem saber o que sua ferramenta trará de benefício, coisas desse tipo.

Tente prestar bastante atenção, pois sempre eles deixam escapar necessidades, vontades etc. Essa visão de campo te ajudará na hora de montar a equipe comercial.

Na hora da contratação de uma pessoa específica para isso você terá dois caminhos:

1 – Contratar um vendedor mas você irá orientá-lo com relação ao produto, estratégias.

Não espere que um vendedor venha com as ideias prontas de como atacar o mercado, como construir a relação com os parceiros etc.

Vendedor precisa ser orientado, precisa ser direcionado, por melhor que ele seja;

2 – Procurar um gerente, coordenador que tenha noção do mercado que você vai atuar ou que tenha trabalhado em empresa de internet.

Tente vender sua ideia para ele começar no campo, que tope fazer as primeiras vendas e que monte a equipe comercial de acordo com a demanda, mercado e orçamento.

Mas um aviso, profissionais desse tipo não são os mais baratos do mercado, então se você não tem muito para investir, ir para o campo ainda será mais viável, pois apenas um super vendedor fará você gastar seu dinheiro e não trará o retorno esperado.

Extra

Veja também esse vídeo/texto que fiz sobre tipos de vendedores Hunter ou Farmer.

Uma ótima semana a todos e bons negócios!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blogueira de Empreendedorismo

Youtuber de Negócios

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados