3   +   9   =  

Entrevista atualizada em 28/01/2015

Boa Noite!

Obrigada pelo recorde de visitas de ontem para hoje! Muita coisa legal acontecendo.. e para não perder o ritmo, uma Startup TOP, a EsmalteriaClub. Ela é uma empresa nordestina, de Alagoas, mas já tem o seu escritório em São Paulo. Quem conversou conosco foi o Guto Barros, que é um dos fundadores, ele fica a frente do time de alianças da EsmalteriaClub, que é responsável pelos contatos efetuados junto a marcas, empresas, indústrias e veículos de comunicação. Ele nos contou todos os detalhes da Esmalteria. Eu acho que é ótimo para assinar, para dar de presente, para qualquer coisa.. Eu adorei!

 
Como surgiu?

“A EsmalteriaClub nasceu, assim como outros produtos do Grupo Communicatti (abaixo explico um pouco mais sobre a empresa e sobre alguns produtos nossos), de estudos de diferentes mercados feitos dentro do Evoo (Evoo é um núcleo interno da Communicatti responsável por pesquisar diferentes nichos de mercado e gerar projetos que solucionem problemas existentes ou identificar brechas e oportunidades existentes).

 Há muito tempo estudamos o mercado com foco em produtos para o público feminino (também estudamos outros mercados), além das dinâmicas dos clubes de assinaturas e de que forma poderíamos casar essas duas linhas de estudos. A partir daí identificamos uma oportunidade interessante de mercado e resolvemos investir nesse novo produto.

O Grupo Communicatti tem como filosofia gerar novos projetos, que são sementes para a criação de novas empresas, como é o caso do Mooke Studio (estúdio de design com foco em dispositivos móveis e novas tecnologias), a EventPix / http://www.eventpix.com.br (produto com foco em tecnologias interativas) e agora a EsmalteriaClub. Por curiosidade lançamos nos últimos meses 3 produtos.

O Grupo Communicatti além de fomentar a criação de projetos próprios (ex: Mooke Studio, EventPix e EsmalteriaClub), também investe na criação de produtos e projetos em parceria para o mercado nacional e internacional. Hoje, Edu Barros está comigo a frente na idealização e criação de novos negócios, além de também gerenciar comigo o Grupo Communicatti. Por sinal, apesar de ser um projeto próprio a EsmalteriaClub também conta com a participação de outro sócio, como é o caso de Luiz Alberto, que também é sócio de outro projeto do Grupo: a EventPix.”

O que é?

“A EsmalteriaClub funciona como um programa de fidelidade, onde a mulher de bom gosto e antenada com as tendências se associa, paga uma taxa mensal e recebe em casa, todos os meses e com frete incluso, uma seleção dos melhores esmaltes de marcas internacionais e nacionais rigorosamente escolhida por uma equipe de profissionais focada em acompanhar o que os clientes desejam, as tendências em esmalteria e nailart e o que há de mais novo e especial no mercado.

Sempre dizemos que a EsmalteriaClub não é apenas um clube de assinaturas de Esmaltes, é um clube de estilo e vantagens. Vantagens essas que vão além do recebimento de esmaltes e acessórios nas casas das assinantes, via Clube de assinaturas de esmaltes: Club.

A filosofia do eco-kit Estilo é trabalhar com produtos realmente diferenciados, produtos esses com um certo valor agregado e que não são facilmente encontrados em farmácias e estabelecimentos do tipo. Estamos buscando também produtos de edições limitadas para fazerem parte de nosso leque de produtos.

Além disso, contamos também com outras sub-plataformas dentro da EsmalteriaClub:

Club Afilia – Rede prime de parceiros; Play – Exclusiva plataforma multimídia; Blogs Shop – Clube online de compras(O Shop se encontra em desenvolvimento).”

Qual a situação atual da sua empresa e o que você busca para sua startup ?

“Atualmente, temos um modelo validado no mercado e um MVP em execução e gerando receita. No estado atual, estamos fazendo estudos e testes, melhorando alguns processos para colocar em prática outros cenários e organizando a casa para entrar em uma rodada de investimentos, visando escalar cada vez mais o projeto.”

Como funciona a escolha dos produtos?Vocês seguem tendências nacionais ou internacionais, fala um pouco sobre isso.

“Hoje, trabalhamos com um mix de produtos que privilegiam os produtos diferenciados de marcas nacionais, além da inserção de marcas internacionais. Esse mix de produtos é resultado de uma seleção de produtos feitos por uma equipe de consultores espalhados por todo o Brasil, que fazem várias seleções em paralelo: escolha de produtos que seguem as temáticas dos eco-kits, busca por tendências nacionais e internacionais, busca por novos produtos que se encaixam na proposta da EsmalteriaClub, busca por novas marcas no mercado (nacional e internacional), dentre outras.”

Como está sendo o feedback / aceitação da startup de vocês?

“A aceitação está sendo muito boa e estamos aprendendo muito com os feedbacks recebidos. Como trabalhamos com uma verdadeira paixão e não apenas com um item de beleza, buscamos satisfazer cada vez mais nossas assinantes e agregar sempre mais valor ao projeto.
Inclusive, fazemos um trabalho muito grande junto as assinantes e temos como DNA da EsmalteriaClub sermos um clube realmente construído em cima dos feedbacks das assinantes. Hoje, contamos com canais específicos para “ouvir” nossas assinantes e evoluímos as plataformas em cimas dos feedbacks que nos são enviados. Os feedbacks nos fazem evoluir não só na busca por produtos específicos, como também de melhoria dos processos envolvidos da Startup.”

Fundadores da EsmalteriaClub: Guto Barros (camisa listrada azul clara), Edu Barros (camisa listrada vermelha) e Luiz Alberto (camisa escura).

Como você acha que sua startup pode ajudar a nossa sociedade?

“O interessante que não só o Clube de assinaturas, como também as outras sub-plataformas da EsmalteriaClub, nasceram com foco em algumas lacunas existentes no mercado. Inclusive, algumas delas já eram desejadas pelo público antes de seu nascimento. Exemplos:

– Não existia no mundo um clube de assinaturas focados especificamente em esmaltes. Sempre o esmalte figurava em segundo plano dentro de algumas beautybox existentes no mercado. Porém, com a mudança do status do produto (hoje, o esmalte é um objeto de desejo, colecionável e novas marcas surgem focadas em fazer a diferença e apresentar qualidade para seus clientes)  e com o crescimento do mercado para esse item específico, decidimos que esse seria o item principal de nosso Clube. Com isso, lançamos o primeiro clube de assinaturas de esmaltes do Brasil. Essa paixão das mulheres pelos vidrinhos é o que realmente nos motiva.

– Atravessamos um momento em que a Nail art está em evidência e cada vez mais mulheres expõem suas criações e buscam novas técnicas. Porém, não existiam canais específicos para com esse fim, além de iniciativas isoladas. Diante desse cenário formatamos o “Play”, onde as assinantes têm acesso a cursos, minicursos e tutoriais com foco em esmaltes e cuidados com a saúde das mãos e dos pés. O play também é uma importante ferramenta não só de apresentação das novidades do mercado, como também de entrada para técnicas de nail art.

– Outro ponto interessante era a falta de um canal destinado a agregar informações gerais sobre esmaltes, sejam lançamentos, técnicas, dentre outras novidades. Existiam apenas veículos de comunicação que tratavam de notícias sobre esmaltes, mas não existia uma plataforma específica para notícias sobre os famosos vidrinhos coloridos. Com isso, surgiu a ideia do Blogs (a primeira plataforma de notícias com foco em esmaltes do Brasil) e a ideia de ser um canal de distribuição de notícias, com conteúdo completo e diversificado, com foco nos esmaltes e cuidados com as unhas. O conteúdo disponibilizado na plataforma é gerado por blogs parceiros da EsmalteriaClub, selecionados dentre os mais de 450 veículos inscritos em seu programa de parcerias com veículos de comunicação.

Fora esse trabalho muito focado nas assinantes (hoje, contamos com canais específicos para “ouvir” nossas assinantes e evoluímos as plataformas em cimas dos feedbacks que nos são enviados) não deixamos de lado outras preocupações da empresa. Uma de nossas preocupações era o meio ambiente e as centenas/milhares de caixinhas que iríamos gerar e colocar no mercado. Inevitavelmente boa parte dessas caixinhas seriam descartadas no lixo e isso nos motivou a adotar uma linha a ser trabalhada: optamos por criar embalagens mais simples e ecologicamente corretas. Esse é o nosso compromisso com o meio ambiente e com o bem estar de nossos assinantes.”

 Site: club.esmalteriaclub.com.br

Fase: Validação de mercado

Facebook: http://www.facebook.com/esmalteriaclub

E-mail:  contato@esmalteriaclub.com.br

Video: https://club.esmalteriaclub.com.br/videos

 

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores