Boa Noite!

Obrigada pelo recorde de visitas ontem pela entrevista com a Kate Endress.

Bom, hoje é de startup aqui no Startups Stars. Mais uma que vem de São Paulo, o I AM IN, que é um APP que já está disponível no APP Store e  no Google Play, o Co-founder Juliano Cortez nos contou todos os detalhes do projeto. Eles querem a interação dos usuários para distribuir cupons promocionais, para isso as pessoas precisam acumular IN$, mas melhor do que eu, vou deixar o Juliano falar.

O que é o I AM IN?

“É uma definição bem direta, o I AM IN é uma mídia mobile no formato de aplicativo, que oferece cupons promocionais para consumo On-time, de acordo com a necessidade e localização do usuário.

Para adiquirir qualquer cupom, o usuário precisa apenas ter IN$, nossa moeda virtual, sem pagar nada pelo cupom e pagando as promoções apenas na hora do consumo. Existem algumas formas de conseguir IN$, geralmente como um prêmio para o usuário pelo uso do aplicativo, ou seja, utilizando os cupons adquiridos, compartilhando as promoções em rede social ou convidando amigos para o aplicativo.

Outro ponto interessante, é o formato para o anunciante. Ele tem total autonomia para criar quantos anúncios quiser, ele cadastra a promoção em três formatos pré-estabelecidos e passa apenas de uma aprovação do anúncio para que o mesmo seja publicado, instantaneamente. Para isso desenvolvemos uma plataforma muito simples e user frendly, nossa proposta é facilitar ao máximo e a qualquer hora o aumento de consumo dos estabelecimentos.”

Como surgiu a ideia?

” A ideia surgiu pensando em melhorar a experiência do usuário em aplicativos de geolocalização, como o foursquare, por exemplo. Por que ao invés de eu apenas receber pushes com a localização dos meus amigos, eu não posso receber pushes com promoções alinhadas aos meus interesses e ao meu redor?

Aliado a isto, o I AM IN surgiu também devido aos gaps deixados pelo sistema de compras coletivas, onde há pontos bastantes negativos tanto para os usuários quanto para os estabelecimentos.

Diria que a I AM IN é uma evolução das compras coletivas, combinado a tendência mobile e a cuponagem, ainda não estabelecida no Brasil.

O grande foco da I AM IN, é oferecer bons momentos aos usuários na forma de cupons ao redor e para consumo imediato, sempre de acordo com as suas necessidades diárias e momentâneas. Isto é carregado no nosso conceito de trabalho, BE IN FOR GOOD TIMES.”

Qual a situação atual da sua empresa e o que você busca para sua startup ? 

“Hoje já estamos com piloto em 3 cidades brasileiras, Campinas, São Paulo e Brasilia. Contamos com as versões iOS e Android e com um número de usuários e anunciantes crescentes nestas localidades.

Contamos com um investidor Seed Money, e no momento buscamos consolidar a operação onde já estamos, até 2014 uma expansão para as principais capitais do Brasil, e em um curto prazo, obter uma oportunidade fora do país.

Para isto, no momento, buscamos uma aceleradora, focando sempre o que pontuei acima: nos estabilizar nas praças já abertas e realizar uma expansão para novas praças.”

Quantas pessoas trabalham hoje na I AM IN

“Hoje contamos com um time enxuto, dentro da realidade de uma start-up earlie stage. O time é formado operacionalmente por três fundadores, o Guilherme, responsável por tecnologia mobile, o Gustavo, CEO responsável por marketing e comercial e eu, Juliano, responsável por planejamento e financeiro. Temos ainda mais três terceiros com quem contamos principalmente no desenvolvimento tecnológico de backend e design.

O I AM IN tem uma ótima capacidade de escala. Já que necessitamos apenas dos anúncios setados pelos próprios estabelecimentos, de forma autônoma, ou seja, nossa força comercial pode ser muito reduzida, pois podemos alcançar várias cidades sem necessariamente precisar de um contato cara a cara.”

Qual foi a fase mais difícil da sua startup ou qual o desafio atual?

“Acredito que, como em toda empresa, as dificuldades mudam de acordo com a maturidade e o ritmo do negócio. Em uma Startup, esse ritmo é super acelerado, ou seja, temos um desafio diferente a cada dia. Na minha visão, isso é ao mesmo tempo o mais difícil e o melhor desafio que um empreendedor pode ter.

No ínício, passamos por dificuldades no desenvolvimento das ferramentas. Uma série de questões técnicas e validações foram e continuam sendo feitas. Ajustes acontecem o tempo todo, sempre buscando melhorar a experiência oferecida, o que nos leva ao nosso principal desafio atual: colocar em prática todo o modelo e conceito do negócio.  De forma rápida, enxuta e flexível.

O que torna isso mais fácil, é o fato de termos tido o privilégio de conseguir estruturar uma equipe consistente e bem capacitada, além também de conseguir um grupo investidor, contato do próprio time, nas primeiras abordagens que fizemos, com o projeto no papel ainda. ”

Existe um viés comercial no seu APP, como funciona a busca dos parceiros? 

“Temos dois públicos, os usuários e também os estabelecimentos comercias anunciantes.

Temos uma estratégia conservadora, alinhada aos recursos. Para usuários do aplicativo contamos com campanhas em canais digitais como facebook e guias de restaurantes em geral, além do boca-a-boca. Para estabelecimentos contamos com parcerias em guias, visitas presenciais com a nossa equipe e também representantes locais, além de mala direta.”

Como você enxerga a empresa em 2 anos?

“Nossos planos são bem ambiciosos.

Costumamos dizer que o I AM IN já nasceu internacionalizado. Nosso plano é nos próximos anos nos estabilizar no mercado brasileiro, nas principais capitais e grandes cidades.

Em três anos, planejamos operar em pelo menos uma cidade fora do Brasil.

Realmente nosso desejo é oferecer estes bons momentos para uma grande massa da população, na hora, lugar e com as promoções que ela mais precisa. Contribuir efetivamente com um formato de mídia mais equilibrada e inovadora, que traga benefícios reais tanto para o consumidor, quanto para o anunciante.”

Site: http://iamin.com.br

Site para anunciantes: http://iamin.com.br/anunciantes

Facebook: https://www.facebook.com/iaminapp

Google Play: http://goo.gl/3wRBt

APP Store: http://goo.gl/RB276

Fase: Em busca de uma aceleradora

E-mail: contato@iamin.co

Vídeo: https://vimeo.com/53193083

Juliano, parabéns! Suas respostas foram muito completas o que nos dá a certeza da seriedade da empresa de vocês! Vou testa o seu app no meu Iphone ;)

Até amanhã!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page