Relacionamento Comercial em 5 Passos

Relacionamento Comercial: A área comercial engloba uma grande parte do contato da empresa com o mundo exterior.

Com isso, vamos tirar a parte das propagandas e das redes sociais, para entender um pouco mais desses 5 tópicos que vão compor o relacionamento comercial:

Networking – 

Toda a rede de pessoas que vocês conhecem, não significa que são amigos pessoais, mas pessoas que vocês admiram e conquistaram o respeito com o decorrer do tempo.

A qualquer momento podem pedir uma indicação ou você mesmo precisará de alguém para trabalhar com você, para ser parceiro comercial, tomar um chope e rolar “brainstorm” etc;

B2B – 

Empresas que são baseadas em parcerias, desenvolvem o B2B “business to business“; onde as empresas se complementam com a finalidade de maior alcance ao usuário final, de uma maior exposição.

As marcas se juntam para se tornarem mais fortes ou simplesmente para utilizarem os serviços prestados pelas outras empresas;

Equipe de Vendas – 

É o cartão de visitas da sua empresa, pois são as pessoas que vão por meio de telefone, e-mail, chats, visitas, papos informais etc, falar da empresa, da maneira que os seus líderes conseguirem passar para elas.

Muito delicado esse relacionamento, pois se o vendedor for bom e sair da sua empresa, pode levar a carteira de clientes junto, então conquistem sua equipe.

Confiabilidade no Produto/Serviço –

Apos os contatos e mostrar o potencial da sua empresa, os clientes e parceiros começam a querer consumir a sua marca. Não vendam nada que vocês não podem entregar.

Não mintam, sejam transparentes e honestos. Isso vale tanto para empresas parceiras, como para os usuários.

Não os conquistem para decepcioná-los, tenham certeza do que estão fazendo antes do próximo passo;

Pós Vendas –

Nada de fechar negócio e esquecer  o cliente. Se não puder manter um departamento de pós vendas, faça você mesmo esse “follow up“, mandem vendedores, CRM ligar, visitar os parceiros.

Além de tudo, escutem o que os clientes e usuários querem falar, pois sempre tem alguém disposto a ajudar e contribuir para o crescimento da sua empresa.

Resolvam os problemas, sejam rápidos, pois todo problema um dia foi pequeno. Vale para todos os departamentos da empresa.

Bons Negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blogueira de Empreendedorismo

Youtube para Empreendedores

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados