Boa Noite!

Renata Aquino, Diretora do HUB Curitiba

Renata Aquino, Diretora do HUB Curitiba

Conterrâneos do Nordeste, cadê a startup de vocês? A galera do sul e sudeste está bombando aqui no blog… E olha que sempre estou em todas as comunidades, convidando todos de todas as partes para estarem aqui :) Mas vamos ao que interessa, hoje, uma startup mundial.. mas que vamos falar da experiência aqui no Brasil em específico na cidade de Curitiba. HUB é um nome super reconhecido e já está em 35 cidades espalhadas pelo mundo. A Renata Aquino, que é Co-Founder e Diretora da empresa, que nos concedeu todos os detalhes do projeto, que é com certeza mais uma empreendedora que está preocupada com as ações em conjunto, da maneira que a união faz realmente a força e a diferença. Bem vindos ao HUB Curitiba:

O que é o HUB  onde surgiu?

“HUBs são espaços que reúnem pessoas de diversas áreas, histórias pessoais e culturas, engajadas em desafios sociais, culturais, ambientais e econômicos do mundo atual. São locais presentes em mais de 35 cidades mundiais e permitem que ideias, inovação, conhecimento, criatividade e espírito empreendedor possam crescer.

O primeiro Hub nasceu em 2005 em Londres e desde então empreendedores do mundo todo replicaram seu conceito. ”

Como surgiu a oportunidade dessa ideia vir para o Brasil?

“No Brasil, com o apoio da Artemisia, investidores, pessoas físicas e a comunidade de membros iniciais, a equipe do Hub São Paulo abriu suas portas ao público em agosto de 2008.”

O que vocês buscam para o HUB Curitiba agora? 

“Hoje buscamos melhorar nossos processos e atrair mais membros para fortalecer nossa rede em Curitiba. Já temos muito projetos fantásticos sendo desenvolvidos aqui dentro. Mas quanto mais diversificada a rede, melhor. Temos também alguns novos projetos em vista que precisarão de investimento.”

 Quantas pessoas trabalham hoje no HUB Curitiba e Mundo?

“Hoje no HUB Curitiba somos três pessoas dedicadas full time ao gerenciamento do espaço, rede e programas. Temos mais de sessenta membros. No mundo já são mais de 35 HUBs em todos os continentes e mais de 6000 membros que se conectam através de uma plataforma virtual interna. Através da plataforma os membros podem se comunicar com empreendedores do mundo inteiro e participar de grupos de acordo com seus interesses e áreas de trabalho, além da possibilidade de criar projetos em parceria ou trocar serviços.

Segue perfil dos fundadores do HUB Curitiba:
Bruno Patias Volpi: Graduado em Administração pela UFPR, sendo um semestre na University of Texas-Pan American. Experiência
profissional na área de RH na NossaRH, Coordenador de intercâmbio por um ano na AIESEC em Curitiba, mobilizador da Semana Global do Empreendedorismo no Paraná em 2009 e um ano e meio na área de captação e parcerias da Aliança Empreendedora. Como experiência profissional internacional, trabalhou na Dhriiti – The Courage Within, na área de fomento à cultura empreendedora em Nova Déli, Índia.

Jessica Maris Maciel: Graduanda de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela UFPR. Morou por 8 anos na Inglaterra, onde foi alfabetizada. Experiência internacional de trabalho na Turquia com projeto social voltado para a educação de crianças e jovens carentes. Trabalhou como tradutora simultânea em eventos e conferências, como professora particular de inglês e como organizadora de eventos em agência de RP da UFPR. Foi Diretora de Gestão de Talentos da AIESEC em Curitiba em 2009 e participou de time de suporte nacional dessa área no mesmo ano. Trabalhou como Relações Públicas do Laboratório de Design Feel the Future e com mobilização de comunidades na Aliança Empreendedora.

Renata Pinheiro de Aquino: Pós-graduada em Estratégia e Sustentabilidade Empresarial pela FAE Business School e graduada em Psicologia pela UFPR. Experiência internacional de dois anos nos EUA e de seis meses na Espanha para estudos. Seis meses na Índia trabalhando com gestão de projetos voltados para o empoderamento econômico de mulheres e dois meses na Indonésia em projetos de HIV/AIDS. Experiência em orientação profissional na UTFPR, em psicologia do trânsito no Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR, gestão e vendas na Americanas Taií e desenvolvimento institucional no OpenLab.”

Quais os canais de divulgação que você usa para chegar aos seus usuários e parceiros?

“Hoje utilizamos apenas meios virtuais como redes sociais (Facebook e Twitter) e-mail.”

Quais os desafios que você teve para ser uma empreendedora mulher em um país ainda um pouco machista? Se não teve, comenta um pouco sobre as oportunidades para as mulheres ;)

“Não senti preconceito ou muitos desafios nesse meio pelo fato de ser mulher. Sabemos que no meio de startups ainda existe um número muito pequeno e pouco representativo, mas isso não nos diminui. O que percebemos é que precisamos ganhar nosso espaço demonstrando competência. A partir daí somos bem aceitas. De qualquer forma, isso acontece com homens ou mulheres.

Chegamos a formar um grupo para discutir questões de mulheres empreendedoras e tivemos o primeiro encontro no final do ano passado. Foi fantástico. O que queremos é não só trazer mais mulheres para interagir e empreender, mas também para participar dos encontros e eventos onde hoje a maioria frequentadora são os homens.  ”

Situação da Empresa: Em funcionamento

Site: hub-curitiba.com

Fase: Em busca de investidores para os projetos que estão sendo desenvolvidos lá

Fanpage: www.facebook.com/hub.curitiba

Twitter: @hub_curitiba

E-mail: curitiba@the-hub.com.br

Telefone: (41) 3079-7233

Vídeo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yXv4Oxo4aDw#!]

O que vocês acharam? Quando o Startups Stars crescer mais, com certeza vamos utilizar espaços coworkings, fantástico, vocês conhecem  mais em outras cidades? :)

Renata, obrigada pela participação, parabéns pela visão e empreendedorismo. :)

Bjs @talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page