A Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores de Nova York, NYSE,  foi criada em 1792 e todos os seus 66 presidentes foram homens. Agora, a Bolsa tem 226 anos e a presidente de número 67 é uma mulher: Stacey Cunningham.

Se nós levarmos em consideração o fato de que o sétimo andar do prédio onde funciona a Bolsa de Valores tem um restaurante reservado apenas para membros e que há 30 anos não havia sequer um banheiro feminino nesse andar, nós podemos dizer que o cargo não demorou tanto para ir para as mãos de uma mulher.

Esse anúncio se torna ainda mais importante quando nós levamos em consideração o fato de que a Nasdaq – Bolsa tecnológica de Nova York – também é comandada por uma mulher, Adena Friedman.

Essas duas mulheres liderando as principais bolsas de valores de Nova York mostra que, mesmo que todos os grandes bancos de Wall Street nunca tenham tido mulheres presidentes, elas estão ocupando lugares de cada vez mais destaque no mundo financeiro.

Stacey Cunningham

No verão de 1994, Stacey Cunningham era uma estudante de engenharia industrial da Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, e estagiária da Bolsa de Valores.

Dois anos depois ela já havia sido efetivada, mas se sentia frustrada pelo fato de que, apesar de o mundo estar entrando em uma era tecnológica, a Bolsa de Valores de Nova York continuava a evitar os avanços tecnológicos, mantendo o serviço manual.

Frustrada com essa situação, Stacey saiu da empresa em 2005, se inscrevendo em um programa de culinária que duraria nove meses e exigia que o estudante passasse seis semanas trabalhando em uma cozinha profissional.

Em 2007, ela foi trabalhar na Nasdaq. Seu retorno para a Bolsa de Valores NYSE, aconteceu em 2012. Em três anos ela virou COO da empresa.

Apesar de afirmar que sempre tenha existido uma questão de gênero – ela chegou a citar a diferença entre o banheiro feminino (que era uma cabine telefônica reformada) e o masculino (que entre outras coisas, contava com sofás), ela sempre afirmou que nunca permitiu que isso fosse uma questão, ou que a fizesse se sentir como uma “impostora” em seu local de trabalho.

Stacey assumiu o cargo no dia 24/05.

 

Fontes: http://fortune.com/2018/05/22/nyse-president-stacey-cunningham-woman/

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/livre-iniciativa/carreira-e-concursos/bolsa-de-nova-york-nomeia-chefe-mulher-ha-30-anos-nem-banheiro-feminino-tinha-no-clube-da-entidade-1pcu10m5pnclfidtzz7oqadrz

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +