Oi gente!

Hoje vou contar para vocês a real sobre ter uma startup!

Quero começar dizendo que é bonito, mas não é simples ter uma startup. O bonito se trata do tanto que se aprende empreendendo… e que me desculpem, todo mundo pode ler muito sobre teorias, mas a verdade é que muitos vão conseguir entender a essência disso, na prática.

Somos seres, muitas vezes movidos pela grandiosidade das coisas, ser empreendedor virou moda e ter uma startup é mega cool! Mas a verdade é que qualquer decisão que tomamos vem um monte de responsabilidade ao mesmo tempo, pois vamos mexer com o nossos sonhos, dos que queremos impactar e principalmente de quem vai estar conosco nessa jornada.

Público

Você sempre vai ter usuários a conquistar e talvez empresas (B2B) para fazer seu negócio acontecer, sendo cliente ou parceiros… ai você chega com a solução perfeita, mas na real, você é mais um sonhador.

É preciso pensar em cada detalhe do processo, pois resolver um problema é enxergar de perto como as coisas são feitas e você poder simplificar isso, seja com um sistema ou com ideias inovadoras. Não é só dizendo que vai fazer, mas fazendo.

Empreender exige resultado real.

Equipe

Nada mais maravilhoso que ter pessoas nos ajudando na hora de empreender, podemos chamar de time fundador, colaboradores, time, equipe etc… mas o mesmo acontece no item de cima, se alguém compra sua ideia esse alguém vai querer entender como isso tem sido feito… não dá para enganar por muito tempo um time sedento de informação e com vontade de mudar as coisas tradicionais.

Na influu sofremos bastante… no sentindo de muitas coisas não terem saído como previmos, mas sabe de uma coisa? Eu abri a verdade para meus colaboradores, por mais de um ano foi assim, mostrei todas as vezes que tentamos e infelizmente tive também que compartilhar no que fracassamos… e vou te dizer, isso não nos tornou fracos, porém ficamos mais unidos.

Lógico que, tudo tem um limite e por isso eu decidi fazer as coisas diferentes. Não posso contar ainda, pois estamos nesse momento arrumando tudo de novo, para voltar ao foco inicial. É muito fácil ou sorte, começar a faturar com a ideia, mas a base de como tudo foi construindo não pode ser esquecido e eu to começando algumas coisas do zero.

Startup team

Startup team

Fundadores

A essência da empresa vem de quem teve a ideia e de quem abraçou a causa junto… Aqueles que colocaram a cara a “bater” antes que as pessoas acreditassem… mas ai vem o porquê de tudo! Pense bem se você e seus sócios estão alinhados em todos os perrengues que vão passar, pois eles vão chegar se você resolver realmente empreender.

Quero dar alguns exemplos:

  • Egos em conflito (isso não é a essência do seu negócio);
  • Problemas técnicos;
  • Falta de validação;
  • Falta de cliente: sem grana;
  • Funcionários confusos;
  • Dinheiro externo como solução (será mesmo?);
  • Concorrentes crescendo mais rápido;
  • Ideias mais inovadoras que as suas.

São bem poucos exemplos do que você vai enfrentar, ou vocês no caso.

Desejo de verdade que vocês enfrentem tudo e que possamos ter startups unicórnio em diversos lugares no Brasil!

Bons negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores